one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parlamentares da CPI do Sistema Carcerário visitam cadeia de Valparaíso (GO)

Imagem:

Compartilhar:

Superlotação é grave problema nos presídios brasileiros

Criado em 10/12/12 17h24 e atualizado em 10/12/12 18h23
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Superlotação no sistema carcerário
Parlamentares da CPI do Sistema Carcerário visitam cadeia de Valparaíso (GO) (Antonio Cruz/ABr)

De acordo com dados publicados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, editado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a partir de números coletados pelos estados para o Ministério de Justiça, o Brasil contava, no final de 2011, com uma população carcerária de 471.254 mil presos. Já a estrutura penitenciária tinha a capacidade para receber 295.413 presos, ou seja, um déficit de 175.841 vagas. A superlotação – que vem acompanhada de maus-tratos e violência entre presos, em alguns casos com total perda de controle por parte do Estado – somado à crescente violência em todo o território nacional pode levar a um estrangulamento do sistema com consequências negativas não apenas para a população carcerária, mas toda a sociedade.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que nesta segunda-feira, 10 de dezembro, completa 64 anos, diz que “Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”. No Brasil, no entanto, a realidade do sistema carcerário mostra que viver com dignidade não é um direito garantido às pessoas que estão sob a tutela do Poder Público.

“A superlotação é talvez a mãe de todos os demais problemas do sistema carcerário”, diz o relatório da CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional. O relatório, de 2008, descreve “celas superlotadas, ocasionando insalubridade, doenças, motins, rebeliões, mortes, degradação da pessoa humana”. Em suas visitas, a CPI “encontrou homens amontoados como lixo humano em celas cheias, se revezando para dormir, ou dormindo em cima do vaso sanitário. Em outros estabelecimentos, homens seminus gemendo diante da cela entupida com temperaturas de até 50 graus”. A situação é a mesma em presídios femininos, com o agravante da presença de crianças “recém-nascidas espremidas em celas sujas”

Confira o mapa do déficit de vagas nas penitenciárias brasileiras

 

 

 

 

“Prisão não significa menos violência na sociedade”, afirma a representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra/ES, Marta Falqueto. Na sua avaliação, o problema está na ineficiência das políticas de ressocialização das pessoas que cumprem penas, assim como também na falta de políticas públicas para garantir saúde, educação, lazer, trabalho e remuneração para grande parte da população.

Crianças e Adolescentes

Unidades socioeducativas também enfrentam problemas de superlotação e violação aos direitos humanos. No final de novembro, a  Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA renovou as medidas provisórias que determinam a obrigação do Estado Brasileiro em adotar de forma imediata as medidas necessárias para proteger a vida e a integridade pessoal de todas as crianças e adolescentes privados de liberdade na Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS), em Cariacica, no Espírito Santo. A nova resolução tem vigência até 31 de agosto de 2013.
Esta é a quarta resolução emitida pela Corte em relação a Unis. “O Estado não apresentou à Corte informações detalhadas sobre as investigações decorrentes de atos de violência na Unis, como as recorrentes denúncias de tortura, suicídios, tentativas de suicídio, auto mutilações, rebeliões entre outros”, informou a ONG Justiça Global,  entidade de direitos humanos que trabalha com a proteção e promoção dos direitos humanos.


Denúncias de violação de direitos humanos crescem 77% no país


Campanha chama atenção para violação de direitos humanos

Saiba mais

O Dia Internacional dos Direitos Humanos marca o 64º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse foi o  primeiro documento a reconhecer, no âmbito internacional, direitos fundamentais aplicáveis a todas e todos, independentemente de raça, etnia, gênero, origem, religião, idade, situação civil, condição de saúde, ou qualquer outra forma de diferenciação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário