one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na manhã desta quinta-feira, 4 de abril, o MPF recebeu em Belém o líder indígena Valdenir Munduruku,

Imagem:

Compartilhar:

MPF recorre para suspender operação policial e estudos de usina no Tapajós

Criado em 04/04/13 19h07 e atualizado em 04/04/13 19h34
Por Portal EBC*

Líder Munduruku apresenta reivindicações no Ministério Público do Pará
Na manhã desta quinta-feira, 4 de abril, o MPF recebeu em Belém o líder indígena Valdenir Munduruku, (Divulgação / MPF-PA)

Brasília - O Ministério Público Federal (MPF)  entrou nesta quarta-feira (03) com recurso para suspender a operação militar do governo federal na região do Tapajós,  oeste do Pará, assim como os estudos e o licenciamento da usina hidrelétrica São Luiz do Tapajós.

A Operação é formada por agentes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública. Na última quinta-feira, 28 de março, um destacamento com cerca de 250 oficiais se deslocou para a aldeia Sawré Maybu, em Itaituba.

O MPF pede que, antes de qualquer ato de licenciamento ou estudos, os índios Munduruku e as comunidades ribeirinhas diretamente afetados sejam consultados, conforme manda a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

“Trata-se de condição essencial para a segurança das comunidades e para o livre exercício dos direitos humanos e fundamentais dos povos afetados, cujo modo de vida inerente ao rio passa a ser ameaçado”, diz o recurso do MPF.

O recurso foi apresentado à Justiça Federal em Santarém mas deve ser apreciado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

Na manhã desta quinta-feira, o MPF recebeu em Belém uma liderança dos índios Munduruku, Valdenir Munduruku, representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Luís Claúdio Teixeira, representante do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR), Marquinho Mota, e outros integrantes de organizações que atuam em defesa dos direitos indígenas.

O grupo entregou ao procurador da República Ubiratan Cazetta uma carta em que reforçam a necessidade de interrupção urgente da operação Tapajós.

* Com informações do Ministério Público Federal

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário