one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Liderança Xipaia

Imagem:

Compartilhar:

Diálogo deve resolver problema da ocupação, acredita deputado

Criado em 29/05/13 09h52 e atualizado em 29/05/13 11h18
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Termina hoje (29) o prazo concedido pelo juiz Sérgio Wolney Guedes, da comarca de Altamira, para que os indígenas que ocupam Belo Monte saiam pacificamente da obra. O mandado de reintegração de posse expedido pelo magistrado autoriza o uso de força policial caso os ocupantes descumpram a decisão. Apesar de os índios munduruku anunciarem que irão resistir até o fim, o deputado federal Padre Ton (PT/RO), presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Povos Indígenas, aposta na negociação. “Acredito no diálogo porque o governo não vai usar da força. Se ele ferir ou acabar matando algum indígena num conflito deste, isso prejudica a própria obra”, defende.

Leia também:

Índios voltam a ocupar canteiro de obras de Belo Monte

Justiça dá 24 horas para que Funai e União convençam índios a deixar canteiro de Belo Monte

Índios que ocupam Belo Monte dizem estar cansados de esperar governo para negociar

O deputado argumenta que os índios voltaram a ocupar Belo Monte porque os acordos negociados após a primeira invasão, quando eles saíram pacificamente após oito dias, não foram cumpridos. “Eles têm dois pontos importantes na sua pauta. Primeiro eles querem que paralise os estudos para a nova usina de São Luís do Tapajós. E [segundo] que o governo cumpra com a consulta prévia”, pontua.

A determinação judicial atendeu a uma ação de reintegração de posse proposta pela Norte Energia, empresa responsável pela operação da usina. A decisão prevê, ainda, multa de R$ 50 mil por dia aos índios e à Funai em caso de descumprimento.

Assista aqui ao deputado federal Padre Ton (PT/RO) defendendo o diálogo entre índios e governo e explicando a reivindicação dos ocupantes:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Padre Ton também conversou com Beth Begonha, do programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional da Amazônia. Ouça a entrevista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário