one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


João Saldanha esteve à frente da seleção brasileira entre janeiro de 1969 e março do ano seguinte, e montou o time-base que iria ganhar o tricampeonato no México

Imagem:

Compartilhar:

João Saldanha: ditadura tem relação com demissão do técnico que montou seleção do tri

Criado em 18/03/14 19h09 e atualizado em 18/03/14 20h16
Por Nathália Mendes* Fonte:Portal EBC

Félix, Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino. Considerada a melhor seleção de todos os tempos, o Brasil tricampeão começou a se formado por um jornalista, comentarista, filiado ao Partido Comunista Brasileiro e que acabou demitido do posto de treinador meses antes da Copa do Mundo, por não aceitar que “botassem gente” em seu time.

O Repórter Brasil começou a apresentar nesta terça-feira (18) uma série de reportagens especiais que detalham como a ditadura militar interferiu no futebol brasileiro. Na primeira matéria, saiba mais sobre João Saldanha e como o regime autoritário tentou usar a conquista do tri como propaganda do regime autoritário:

Um dos maiores críticos da seleção brasileira, principalmente depois da eliminação na primeira fase no Mundial de 1966, o polêmico João Saldanha aceitou o desafio de trocar os microfones pelos campos e preparar o Brasil para a Copa de 1970.

Apelidado de João sem Medo, o comentarista montou um time com os grandes craques da época – as “feras do Saldanha”. Comandado por Saldanha, o Brasil fez a melhor campanha das eliminatórias para a Copa do Mundo, terminando a fase de classificação invicto.

A derrocada de Saldanha tem relação com a ditadura militar. Segundo o escritor e documentarista André Iki Siqueira, que dirigiu um filme sobre o treinador, os militares não queriam que um militante histórico do Partido Comunista como Saldanha voltasse com a taça de campeão do mundo. A tentativa de impor a escalação de jogadores para o Mundial foi a gota d'água para a troca de João Saldanha por Zagallo.

Nesta entrevista, o escritor e documentarista André Iki Siqueira e o comentarista da TV Brasil, Alberto Léo comentam a demissão de João Saldanha. Assista:

*com informações do Repórter Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário