one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Comissão Municipal da Verdade faz audiência sobre ataques a bancas de jornal

Criado em 22/04/14 18h56 e atualizado em 22/04/14 19h03
Por Flávia Albuquerque Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Comissão Municipal da Verdade (CMV) Vladimir Herzog fez hoje (22), na Câmara Municipal de São Paulo, uma audiência pública para ouvir o depoimento de pessoas que acompanharam os atentados a bomba contra bancas de jornal, no início da década de 1980, na capital paulista. Foram pelo menos três casos promovidos pelos militares que não queriam o fim da ditadura. Os atentados aconteceram em todo o país.

Leia mais notícias

Segundo a CMV, havia uma cadeia de comando oficial, e nenhum dos órgãos de repressão tinha autonomia para agir à revelia dos militares. Os jornais da imprensa alternativa eram os principais espaços de denúncia e havia em circulação cerca de 160 publicações regulares contrárias à ditadura, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP). A estratégia era a de sufocar economicamente essas publicações, inviabilizando a distribuição nas bancas com ameaças aos jornaleiros.

Paolo Pelegrini, proprietário de uma banca de jornais na Praça da República, ressaltou o caso de uma banca explodida, no Itaim Bibi, que causou pânico entre os jornaleiros e gerou dúvidas sobre como vender um produto que na época era muito procurado, por ser a única maneira de a população conhecer a verdade. “O mercado exigia que nós continuássemos fazendo com que tudo chegasse ao leitor, de qualquer maneira, até que alguém nos proibisse. Isso provocava medo na classe. Alguns recuavam e não vendiam os jornais. Havia medo entre os jornaleiros”.

Lia Ribeiro Dias, ex-dirigente do SJSP, avaliou que a imprensa alternativa foi extremamente relevante, por ser a única fonte verdadeira de informação, já que a grande imprensa se rendia à ditadura. “Ela era uma imprensa crítica, que apontava todas as atrocidades da ditadura e ajudava na mobilização das massas. Os ataques foram uma operação orquestrada do regime para tentar segurar o acesso das massas [à imprensa alternativa] e fazer um processo de transição controlada, com domínio conservador. Temos que entender os atentados nesse contexto”.

A jornalista Vilma Amaro, que trabalhava no jornal Em Tempo, disse que sentiu os efeitos dos ataques às bancas de jornais, devido à publicação ser corajosa e ter denunciado o nome de 233 torturadores em ações do Exército. “Nós éramos comprometidos com a transformação social do país. Nós sofríamos ameaças constantes tentando calar o jornal. Houve um atentado próximo do local onde ficava o jornal, mas não nos sentíamos intimidados em nenhum momento”.

Além de ouvir os depoimentos sobre os atentados às bancas de jornais, o presidente da CMV, Gilberto Natalini, comentou o fato de a Comissão Nacional da Verdade ter concluído que o ex-presidente Juscelino Kubitschek morreu, de fato, em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, como já é reconhecido na versão oficial, e não em um atentado político, como concluíram as investigações da CMV.

“Tivemos a notícia extraoficial e estamos reafirmando a convicção no relatório que produzimos. Não abrimos mão da conclusão a que chegamos, baseada em muito trabalho e investigação. Foi um trabalho muito meticuloso e técnico. Ficamos muito surpresos com o anúncio, sem que tenham falado conosco. Vamos mandar um ofício para solicitar uma reunião para saber como eles chegaram a essa conclusão”, disse Natalini.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário