one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

MTST ocupa terreno na zona oeste de São Paulo

Criado em 21/06/14 19h00 e atualizado em 21/06/14 19h42
Por Daniel Mello Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupou na madrugada de hoje (21) um terreno na Vila Praia, região do Morumbi, zona oeste paulistana. Segundo o movimento, cerca de 600 famílias estão no local. Durante a tarde, os militantes ainda trabalhavam na montagem dos barracos feitos de lona, plástico, arame e bambu.

Leia também no Portal EBC: 

ONG dá "cartões vermelhos" para a Fifa e cobra mais ações sociais

Comunidades do Rio têm cursos de reciclagem de computadores

A Polícia Militar (PM) informou que aproximadamente 200 pessoas entraram no terreno pouco depois da meia-noite e que não tem informações sobre o proprietário da terra. De acordo com o comunicado divulgado pelos sem-teto, a ocupação é uma reação à especulação imobiliária que tem inflacionado os custos da habitação na região. “[É] uma das regiões de São Paulo onde a especulação imobiliária se alastra como epidemia, tendo efeitos perversos como o aumento desenfreado e abusivo dos aluguéis levando expulsão de famílias inteiras para outros bairros com menos estrutura.”

O MTST alega que a área está abandonada “há décadas”. “Com a ocupação, enfim o terreno cumprirá sua função social de acordo com a Constituição e fará justiça às famílias da região que tiveram seu direito à moradia digna relegado”, declara o movimento, em nota. Ainda segundo o texto, a região é um exemplo de desigualdade social, onde coexistem “prédios com apartamentos que valem em torno de R$ 800 mil e comunidades com pouca infraestrutura como Olária, Viela da Paz e Vila Praia”.

Na última quarta-feira (18), cerca de 3 mil militantes do MTST, segundo estimativa da PM, saíram em passeata pela Avenida 23 de Maio até a sede do Sindicato Habitação de São Paulo (Secovi). Os manifestantes reivindicavam urgência na votação do Plano Diretor e a construção de moradias populares na área da Copa do Povo, em Itaquera, zona leste.

*Colaborou Aline Scarso da TV Brasil

Editor Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário