one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tanque israelense na Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

Angela Davis defende boicote a Israel

Criado em 23/07/14 19h39 e atualizado em 24/07/14 09h16
Por Mariana Tokarnia Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

A professora e filósofa estadunidense Angela Davis, ativista do movimento negro, defendeu nesta quarta-feira (23) o boicote a Israel por causa da ofensiva contra a Palestina. "Eu acho que o Boicote, Desinvestimento e Sanções [BDS] é essencial", disse, em entrevista coletiva no Festival Latinidades. "A questão da Palestina é muito cara para mim, o mundo não pode virar as costas para o que está acontecendo, especialmente agora, com o grande número de crianças mortas nos últimos dias", acrescentou

A campanha global Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) foi lançada por palestinos em 2005 e conseguiu a adesão de organizações e ativistas em todo o mundo. Os participantes defendem um boicote militar, comercial e acadêmico à Israel. Para eles, manter negócios com o governo israelense é ser cúmplice das violações dos direitos humanos.

Segundo Angela, empresas que atuam na ocupação palestina atuaram também no apartheid na África do Sul, em deportações de pessoas nos Estados Unidos e no México, além de ter envolvimento com o abuso sexual de mulheres. "Se o capitalismo internacionalizado consegue fazer todas essas conexões, por que nós não podemos?", questionou.

Angela já esteve em Gaza e a experiência, segundo ela, foi marcante. "Pessoas tiveram que sair de casa simplesmente porque eram palestinas. Existem estradas por onde palestinos não podem passar. A Palestina ocupada tem que ter a mesma atenção que o mundo deu à África do Sul [durante o apartheid]".

A mais recente ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza começou no dia 8 de julho e foi seguida por uma intervenção terrestre iniciaca na última quinta-feira (17). A ação militar já provocou a morte de mais de 670 palestinos, a maioria civis. Do lado israelense, foram confirmadas 32 mortes de militares e duas de civis.

Editor Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário