one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comissão da Verdade debate os danos da ditadura à educação nacional (Circe Bittencourt, Ana Nemi, Adriano Diogo e Luís Antonio Cunha)

Imagem:

Compartilhar:

Comissão de Pernambuco entrega relatório à CNV sobre padre morto na ditadura

Criado em 05/08/14 13h08 e atualizado em 05/08/14 16h31
Por Karina Cardoso Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, de Pernambuco, entregou hoje (5) à Comissão Nacional da Verdade (CNV) relatório sobre o caso do padre Henrique, morto no final da década de 60, durante a ditadura militar. O documento demorou quatro anos para ficar pronto.

Leia mais notícias:

Comissão da Verdade de Pernambuco se reúne com presidenta do STM

Comissão da Verdade vai incluir sugestões da sociedade em relatório final

Para a comissão estadual, a morte do padre teve caráter político, contrariando versões oficiais de que foi um assassinato comum. De acordo com a comissão, houve interferência na investigação do caso. “Foi um crime eminentemente político, mesmo ele [padre Henrique] não tendo participação política partidária”, disse o secretário-geral da comissão pernambucana, Henrique Mariano.

O padre era assessor do arcebispo, Dom Hélder Câmara, que criticava a ditadura militar e acolheu perseguidos políticos. O corpo do padre foi encontrado em um matagal, na Cidade Universitária, com marcas de espancamento, queimaduras, cortes profundos e ferimentos de arma de fogo. “Sem dúvida alguma, o assassinato do padre visou a atingir, enfraquecer e amedrontar a atuação de Dom Hélder, o que não aconteceu. Estamos resgatando a verdade do caso e colocando sua missão em um lugar digno na história do Brasil", acrescentou o secretário.

Assista matéria sobre o caso:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A comissão estadual também apresentou à CNV mais 51 casos de pernambucanos torturados durante o regime militar. Os casos serão incluídos no relatório final da CNV, que deve ser divulgado em 10 de dezembro.

Editora: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário