one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


CNV vê desrespeito contra chineses

Imagem:

Compartilhar:

Comissão quer revogar expulsão de 9 chineses torturados

Criado em 26/09/14 15h31 e atualizado em 26/09/14 16h37
Por Isabela Vieira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Nove chineses torturados e condenados por subversão pela ditadura militar no Brasil devem ter a expulsão do país revogada, defendeu hoje (26) a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. Depois de concluir que o caso não passou de perseguição ao regime econômico e político da China, a comissão cobra também a devolução pelo Brasil de um montante de cerca de US$ 53 mil dólares. A quantia foi confiscada com os estrangeiros no momento da prisão, em 1964. Os estrangeiros eram altos funcionários do governo chinês, além de um jornalista, e estavam no Brasil a convite.

Leia mais notícias no Portal EBC

Prefeitura de São Paulo instala Comissão da Verdade

Durante audiência pública sobre o caso, hoje (26), a advogada da Comissão Nacional da Verdade Rosa Cardoso se comprometeu a discutir a inclusão, no relatório final, que será entregue em dezembro, de uma recomendação para que o governo brasileiro cumpra as medidas. O Itamaraty já estuda revogar a expulsão e devolver o dinheiro apreendido ao governo chinês, que em valores atualizados pode chegar a cerca de R$ 500 mil.

Os nove chineses, cinco dos quais ainda estão vivos, participavam no país de uma missão comercial, a convite do então presidente Jânio Quadros. Era uma tentativa de estabelecer relações comerciais entre os países e assinar acordos bilaterais. Eles foram presos em 3 de abril de 1964, no apartamento onde estavam, no Rio.

Ao longo do processo, os chineses foram torturados pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) com chutes, socos, queimaduras de cigarros, como contou em depoimento gravado para a audiência, Ju Quingdong, de 84 anos. "Policiais cerraram-me sozinho numa câmara de tortura [no Dops]. Usavam a ponta do cigarro para queimar minhas pernas e pisavam na minha barriga", contou.

Quingdong era jornalista da Agência de Notícias Xinhua e tinha sido convidado pelo governo para estar no Brasil junto com os demais comerciantes chineses. Mesmo depois do que passou, tentou visitar o Brasil com a família em 1997, mas teve o visto recusado.

Ao apresentar o caso dos chineses, a advogada que defendeu os estrangeiros em 1964, ao lado do jurista Sobral Pinto, Eny Moreira, contou detalhes do processo, que incluiu sete julgamentos e a fabricação de provas para incriminar o grupo, como agulhas envenenadas e bombas teleguiadas.

“O pretexto, dessa prisão, da condenação e da expulsão dos nove chineses era convencer a opinião pública que o governo deposto tinha mandado buscar especialistas em guerrilhas e sabotagens para concretizar o que os militares chamavam de comunismo”, avaliou Eny.

A comissão também concluiu que participaram das prisões, além dos militares, o então governador do estado da Guanabara (atual cidade do Rio) Carlos Lacerda e o serviço secreto da China Nacionalista- apoiado pelos Estados Unidos. “Cada vez mais a  historiografia mostra que o golpe não foi somente militar. Os militares foram testa de ferro, mas houve a participação de empresários, igrejas e governadores do Sudeste”, acrescentou a advogada Rosa Cardoso.

Detalhes da prisão e do processo contra os nove chineses foi fartamente relatado no livro Vaso dos Nove Chineses, dos jornalistas Ciça Guedes e Murilo Fiúza. Durante sete meses, eles pesquisaram documentos no Arquivo Nacional e no antigo acervo do Dops, no Rio.

Editora Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário