one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Imagem:

Compartilhar:

Audiência pública tenta resolver impasses de famílias de Belo Monte

Criado em 12/11/14 23h30 e atualizado em 13/11/14 09h16
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

As cerca de 9 mil famílias atingidas com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, ouviram do Poder Público e da empresa responsável pela obra que vão mudar a forma de lidar com a realocação e reassentamento nas áreas afetadas. Em audiência pública feita nesta quarta-feira (12) em Altamira (PA), moradores relataram seus dramas para várias entidades públicas e privadas.

Leia mais notícias

Foi decidido que uma câmara de conciliação interinstitucional será criada para resolver os casos em que a empresa Norte Energia S.A, responsável pela obra, e as famílias não cheguem a um acordo. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a última palavra terminava sendo da Norte Energia. Os movimentos sociais envolvidos nas realocações de famílias devem apresentar uma lista dos conflitos já existentes em negociações entre empresa e moradores. A ideia é revisar os casos rapidamente.

A Defensoria Pública da União (DPU) vai passar a dar assistência jurídicas aos moradores nas disputas judiciais que envolvem os advogados da empresa. O representante da DPU, Francisco Nóbrega, informou que os defensores chegarão em Altamira ainda este ano.

Estiveram presentes representantes do MPF, da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além do Ministério da Pesca, da Prefeitura de Altamira e a DPU.

Outra novidade será a flexibilização das negociações. A partir de agora, cada caso deverá ser analisado em seu contexto específico. Um exemplo são moradores de reservas extrativistas e terras indígenas que mantém casas na periferia de Altamira para terem acesso a serviços básicos, como saúde e educação.

“Esse morador que mantém uma casa em Altamira mas não ocupa a casa o ano inteiro é uma realidade da região, ele não pode ser tratado, como está sendo, da mesma forma que um especulador. É necessário revisar e contextualizar as regras aplicadas pelo empreendedor para a realidade da região”, explicou a procuradora da República, Thais Santi.

A construção da Usina de Belo Monte e a remoção de moradores dos locais afetados resultam em histórias relatadas durante a audiência pública. Uma delas é de dona Maria dos Santos, de 80 anos. Analfabeta, ela disse ter sido obrigada a assinar um papel em branco aceitando uma indenização de R$ 42 mil. Elissandra Oliveira, por sua vez, chegou a participar, no final de 2013, de um comercial da Norte Energia em sua suposta casa nova no Bairro Jatobá, criado para receber essas famílias. Elissandra até hoje não recebeu a casa para morar.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário