one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ativistas defendem direitos das mulheres durante a passeata Marcha das Vadias na Praia de Copacabana

Imagem:

Compartilhar:

Juízes debatem reconhecimento da motivação de gênero em crimes contra mulheres

Criado em 26/11/14 21h09
Por Helena Martins Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O paradigma da Lei Maria da Penha ainda não foi incorporado pela Justiça brasileira. Essa é a conclusão de pesquisa feita pelo Instituto Patrícia Galvão, discutida hoje (26) na Oficina sobre Feminicídio: Assassinato de Mulheres por Razões de Gênero. Promovida pela ONU Mulheres, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro reuniu juízes de diversos estados para discutir a abordagem da Justiça em relação às questões de gênero.

Confira no Portal EBC: Senadores aprovam projeto para equilibrar representações de homens e mulheres

Ao analisar 202 casos de crimes contra a vida de mulheres cujas sentenças foram dadas em 2012 ou 2013, a pesquisadora Fernanda Matsuda observou que os crimes ocorreram majoritariamente em residências. Segundo o estudo, os companheiros, ex-companheiros ou familiares foram os culpados na maior parte das ocorrências. Já as armas utilizadas foram variadas, com destaque para as brancas, recorrentemente combinadas com a prática de tortura ou estupro.

“O feminicídio está ligado às relações conjugais, o lar é um ambiente inseguro para as mulheres, e a violência tem contornos extremos”, resume Fernanda Matsuda.

Apesar das evidências de que os crimes foram motivados por questões de gênero, a Justiça não deu destaque a essa dimensão. Em poucos casos houve o uso de agravantes como crime contra a mulher ou crime contra a cônjuge. Além disso, a violência ainda é vista como tragédia individual, e não como consequência da opressão de gênero existente na sociedade.

Para destacar situações nas quais as mortes decorrem do fato das vítimas serem mulheres, pesquisadoras participantes da oficina defenderam a tipificação do crime de feminicídio, que hoje não está previsto na legislação brasileira, mas que está em discussão no Congresso Nacional.

O Projeto de Lei do Senado 292/2013, por exemplo, propõe alterações no Código Penal para inserir o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio. De acordo com o texto, o feminicídio seria definido como violência extrema de gênero, que resulta na morte da mulher, quando ocorre pelo menos uma das seguintes situações: existência de relação íntima de afeto ou parentesco entre a vítima e o agressor, prática de violência antes ou após a morte e ou mutilação da vítima, também antes ou depois do assassinato.

Professora do Instituto Brasiliense de Direito Público, Sonia Mendes reconhece que a violência de gênero só será superada por meio de mudanças culturais, mas defende que a tipificação do feminicídio “não é tão somente um instrumento retórico, mas de visibilização de uma forma de subjugação considerada a mais extrema, que é a retirada da vida das mulheres em função da sua condição de ser mulher”.

Os casos citados durante o debate ilustram a situação. Em um deles, a vítima foi morta após pedir para o marido ajudar nas tarefas domésticas. Em outro, a mulher havia se negado a manter relações sexuais com o companheiro.

O reconhecimento do feminicídio seria uma forma de a Justiça perceber “que aquele caso de morte não é um caso por si só, é um caso de morte que envolve todo o referencial da masculinidade e da ideia de que um indivíduo é proprietário do outro”, explica Sonia.

Amanhã (27), a oficina terá continuidade com discussões sobre a tipificação do feminicídio em países da América Latina, como o México, bem como sobre as propostas legislativas que tratam da questão no Brasil.

Para o juiz Álvaro Kalix Ferro, integrante do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar do CNJ, “a discussão é sobre a necessidade de um tipo ou de uma qualificadora para dar essa visibilidade à questão da violência que aflige a mulher, em especial à violência de ódio pelo fato de ser mulher”. Ele considera que a oficina é importante para “ampliar essa discussão e a visibilidade desse tema em todos os âmbitos do Poder Judiciário”, explica.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário