one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crimes da Ditadura

Imagem:

Compartilhar:

Comissão da Verdade de SP recomenda que agentes públicos sejam responsabilizados

Criado em 08/12/14 20h02 e atualizado em 08/12/14 23h37
Por Bruno Bocchini Fonte:Agência Brasil

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo – Rubens Paiva apresentou hoje (8) novos resultados parciais de seus trabalhos. Um relatório completo deverá ser apresentado em março do ano que vem, quando vence o prazo de funcionamento da comissão paulista. Três publicações foram lançadas no ano passado e neste ano, com resultados parciais.

Leia também no Portal EBC:

Filhos e netos de perseguidos políticos debatem a ditadura militar

Indígenas de SP pedem reparação por violência durante ditadura militar

Nesta segunda-feira foram divulgadas uma introdução e recomendações gerais que vão compor o relatório final. Uma das recomendações é a responsabilização penal, civil e administrativa, inclusive com perda de cargo, de todos os agentes públicos – como juízes, promotores de justiça e policiais - que, por ação ou omissão, contribuíram para as violações cometidas pela ditadura militar.

“Apesar de cientes das denúncias, [os agentes] não se empenharam em garantir a segurança e a vida dos presos, ao não tomar e encaminhar as devidas providências, não solicitando investigação das denúncias”, destaca o documento.

A comissão recomenda também a revisão da interpretação da Lei de Anistia dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010. Segundo a  comissão, a revisão deverá ser baseada na sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Araguaia, na qual se determina que o Brasil seja obrigado a localizar todos os desaparecidos políticos e a punir os agentes públicos responsáveis.

Também são recomendados a criação de uma comissão permanente de investigação dos crimes da ditadura militar e um pedido de desculpa oficial, a ser feito pelo Estado brasileiro, pelo não cumprimeiro do princípio da boa-fé nas relações internacionais e da prevalência dos direitos humanos, às Nações Unidas, à Organização dos Estados Americanos (OEA), à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Anistia Internacional.

Outra recomendação é que sejam encaminhadas ao Ministério Público Federal as informações coletadas pela comissão sobre a prática de tortura por agentes do Estado, para apuração e responsabilização criminal civil dos violadores de direitos humanos.

A comissão ainda recomenda a extinção da Justiça Militar, o fim dos autos de resistência e a desmilitarização da segurança pública.

“O maior saldo da Comissão da Verdade é que perdemos o medo. Perdemos o medo de falar da mídia [que apoiou o golpe], dos financiadores [da ditadura], dos assassinos. Antes das comissões da verdade, existiam 3 mil pessoas no Brasil envolvidas nesse tema. Agora, sem medo de errar, há 30 milhões, os muito jovens, pesquisadores, jornalistas”, disse o presidente da Comissão da Verdade paulista, Adriano Diogo (PT).

Todos os resultados da Comissão da Verdade paulista já publicados podem ser vistos em na página.

* matéria atualizada às 22h08 para acréscimo de informações

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário