one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasileiras alertam para suicídio de jovens indígenas na ONU

Criado em 01/05/15 19h09 e atualizado em 01/05/15 19h28
Por Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York Fonte:Rádio ONU

A 14ª sessão do Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas terminou nesta sexta-feira na sede das Nações Unidas. Neste ano, o encontro teve como foco os direitos econômicos, sociais e culturais dos povos nativos, como declarou, na cerimônia de abertura, o vice-secretário-geral da ONU.

Jan Eliasson afirmou que a Declaração da ONU sobre os Povos Indígenas garante o direito das comunidades nativas à educação, à saúde, à água potável e ao saneamento.

Suicídio

Entre os assuntos debatidos estão questões relacionadas à juventude, automutilação e suicídio.

Em entrevista à Rádio ONU, a presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, no Mato Grosso do Sul, falou sobre o tema.

Ouça a reportagem da Rádio ONU:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Na ONU, brasileiras alertam para suicídio de jovens indígenas

"A discussão do fórum este ano é um tema muito pertinente e recorrente, ele trata do suicídio de jovens indígenas e também a questão de direitos humanos, a violação de direitos humanos. Isso a gente tem muita preocupação, porque isso decorre de um choque cultural que vem ocorrendo há muito tempo. E eu acho que o fato que mais preocupa, que foi o mote dessa nova sessão, é exatamente a preococidade com o vem acontecendo essas questões de saúde mental indígena, como o suicídio".

Barbieri afirmou que a questão é "cada vez mais recorrente" no Brasil. Ela destacou a questão da "demarcação de terras, do "confinamento" e o que chamou de "choque cultural".

Semelhanças

A professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Tatiana Azambuja Ujacow também falou à Rádio ONU. Ela mencionou os debates que ocorrem no fórum e as questões discutidas.

"Nós notamos a identidade dos problemas. Eu acho muito interessante porque na maioria das vezes, guardadas as proporções de cada país e suas peculiaridades, nós sabemos que os problemas vem sendo os mesmos. Discute-se suicídio, problema que nós temos no Brasil, problema grave, e tem também no mundo todo. A questão da devastação da natureza, da falta de demarcação de terras, na violação de direitos humanos, então, a gente percebe problemas recorrentes e muito semelhantes no mundo todo que interferem na vida das populações, dos povos indígenas".

O encontro deste ano reuniu mais de mil representantes e líderes indígenas do mundo inteiro. Nas duas semanas de conferências, palestras e eventos, os participantes discutiram questões sobre os direitos humanos, econômicos, sociais e culturais desses grupos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário