one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes protestam pelo fim da violência contra a mulher

Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Compartilhar:

Lei Maria da Penha completa nove anos

Criado em 22/09/15 09h17 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por História Hoje Fonte:Radioagência Nacional

No dia 22 de setembro de 2006 entrou em vigor a Lei 11.340. Conhecida como Maria da Penha. Ela protege as mulheres contra a violência doméstica e familiar.

Leia também: Lei Maria da Penha reduz em 10% homicídios de mulheres em casa

A Lei recebeu este nome em homenagem à biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima do marido, o professor universitário colombiano, Marco Antonio Herredia Viveros, e batalhou durante 20 anos por justiça.

Na primeira tentativa de assassinato, em 1983, Viveros atirou nas costas de Maria da Penha, enquanto ela dormia, e alegou que tinha sido um assalto. Depois de hospitalizada por quatro meses, voltou ao lar paraplégica e foi mantida em regime de isolamento completo. E ocorreu mais uma tentativa de homicídio: o marido tentou eletrocutá-la.

História Hoje: Lei Maria da Penha completa nove anos, por ana.lira

Pelos crimes, ele foi a júri duas vezes. A primeira, em 1991, teve o julgamento anulado. Na segunda, em 1996, o réu foi condenado a dez anos e seis meses de prisão, mas recorreu.

O caso foi levado a duas ONGs internacionais, que encaminharam, em 1998, para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, OEA, uma petição questionando a tolerância do governo brasileiro à violência doméstica sofrida por Maria da Penha.

Em 2001, essa Comissão responsabilizou o Estado brasileiro por negligência e omissão em relação à violência doméstica contra as mulheres.

No mês de outubro de 2002, faltando apenas seis meses para a prescrição do crime, Marco Viveros foi preso e cumpriu um terço da pena.

A Lei Maria da Penha cumpre a Constituição Federal e atende a duas Convenções internacionais. Ela estabelece que a violência doméstica e familiar é crime e, como tal, deve ser investigada pela polícia e julgada pelos Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher, também criados a partir dessa Lei.

A Lei alterou o Código Penal e a partir dela os agressores podem ser presos em flagrante ou ter a prisão preventiva decretada. Outra mudança foi em relação às penas. A Maria da Penha aumentou o tempo de detenção de um para três anos e os agressores não podem mais receber penas alternativas. Além disso, a Lei garante medidas como a proibição do agressor de se aproximar da vítima.

Hoje, a Lei Maria da Penha é considerada um dos instrumentos legais mais eficazes contra a violência doméstica e familiar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário