one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulheres aviadoras

Imagem:

Compartilhar:

Campanha quer incentivar que mulheres escolham profissões na área de exatas

Criado em 13/10/15 08h22 e atualizado em 13/10/15 11h09
Por Nacional Jovem Fonte:Rádios EBC

O Fundo Social Elas lança Concurso Gestão Escolar para Equidade: Ela nas Exatas, que tem por objetivo encorajar a colocação de meninas em carreiras nas ciências exatas e naturais, desmistificando a ideia de que essas carreiras são exclusivamente masculinas. O Fundo é independente e busca promover o protagonismo e a liderança das mulheres. O lançamento é uma pareceria com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas.

O programa Nacional Jovem desta sexta-feira (9) conversou com a assessora de programas e responsável pelo projeto Elas nas Exatas, Silvana Lemos. A assessora conta que o concurso quer provocar nas jovens do Ensino Médio o interesse pelas carreiras de exatas.

Confira a íntegra da entrevista no player abaixo.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Campanha quer incentivar que mulheres escolham profissões na área de exatas

Segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) 2013, 77% dos homens ocupam as vagas do curso de ciência da computação, o que, segundo Silvana Lemas, demonstra o quanto ainda há um preconceito com relação ao ingresso de mulheres nestas áreas. “Quantas vezes nós já vimos cenas de um irmão desmontando os carrinhos, e depois montando tudo novamente, e com isso ouvimos o pai dizendo: meu filho vai ser um engenheiro. Mas quando é uma menina desmontando a boneca, ela é repreendida, como se uma coisa fosse certa e a outra fosse errada”, ressalta.

Podem participar grupos de estudantes, grupos de professores e associações de pais e metres. Dez projetos serão selecionados e receberão até 30 mil reais. As inscrições vão até o dia três de novembro, e para se inscrever é só acessar um dos seguintes sites e checar o regulamento: Fundo Social Elas, Instituto Unibanco ou Fundação Carlos Chagas.

Silvana Lemos também disse que é importante a comprovação de uma parceria com a escola que receberá o projeto, e deu exemplos de quais tipos de projetos podem ser propostos. “Podem ser desenvolvidos games e aplicativos, bem como, podem propor feiras de ciências e rodas de conversas com pesquisadoras mulheres na área de física e química.”, destaca a entrevistada.

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário