one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Músicas para o Natal

Imagem:

Compartilhar:

Conheça dez boas músicas para tocar no Natal

Criado em 23/12/12 17h53 e atualizado em 24/12/12 08h12
Por Portal EBC

Músicas para o Natal
Músicas para o Natal (Patrícia Oliveira/Creative Commons)

Em época de fim de ano, é comum que algumas poucas canções natalinas brasileiras invadam lojas, shoppings e restaurantes. Diferente de países como os Estados Unidos, onde grandes nomes da música se dedicam ao tema em discos inteiros – como fizeram Frank Sinatra, Ella Fitzgerald ou Diana Krall – o Natal não parece motivar da mesma forma os artistas brasileiros. Mas isso não vale pra todos. Nomes como Assis Valente, Adoniran Barbosa e Chico Buarque são alguns compositores que fogem à regra, tendo em uma ou outra canção voltada para a data comemorativa.

Confira na lista abaixo dez canções que poderiam compor um repertório brasileiro da noite de Natal

Boas Festas (Assis Valente) – “Anoiteceu/o sino gemeu/e a gente ficou/ feliz a rezar”. Os primeiros versos da canção natalina de Assis Valente deixam até a impressão de mais uma ingênua e festiva letra sobre a data especial, mas, com atenção, o ouvinte vai perceber  que o “recado” do compositor não deixa o papai Noel em situação fácil: “Já faz tempo que eu pedi/mas o meu Papai Noel não vem/com certeza já morreu/ou então felicidade/é brinquedo que não tem”.

Véspera de Natal (Adoniran Barbosa) – Com a licença poética de imaginar uma chaminé no bairro do Bexiga, Adoniran Barbosa também criou sua canção natalina. Na letra, o compositor conta a história do pai de família que, pra agradar esposa e filhos , que não tem grande ceia para comemorar o Natal, resolve se fantasiar de Papai Noel. Veja o que aprontou o poeta: “Falei com minha nega de lado/eu vou subir no telhado/e descer na chaminé/enquanto isso você/pega a criançada e ensaia o dingo-bel/Ai meu Deus que sacrifício/o orifício da chaminé era pequeno/pra me tirar de lá/foi preciso chamar os bombeiros”.

Cartão de Natal (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) – A dupla que compôs, entre outros clássicos, “A volta da Asa Branca ” e “Cintura fina” também passou pelos festejos natalinos em seu repertório. Longe do ritmo do baião, Gonzaga e Dantas fazem em forma de oração a canção “Cartão de Natal”, que pede felicidades também para o ano que se aproxima: “Um ano novo afortunado/venturoso e abençoado/tão ditosa oração do além/seja ouvida por Deus/e que os anjos digam amém/blem, blem, blem”.

Canção de Natal (Chico Buarque) – em 1967, uma imobiliária distribuiu de presente para seus clientes nada menos que uma canção natalina de Chico Buarque. Trata-se da marchinha “Canção de Natal”, que ficou esquecida em meio a vasta obra do compositor carioca. “Tão bom, tão bom que foi o Natal/Ah quem me dera fosse o ano inteiro igual”.

Confira outras canções brasileiras para comemorar a noite de Natal:

Depois do Natal (Djavan)

Feliz Natal (versão de Ivan Lins para Feliz Navidad, do porto-riquenho José Feliciano)

Hoje é Natal (Cassiano)

Feliz Natal, Papai Noel (Martinho da Vila)

Poema de Natal (Vinícius e Toquinho)

O velhinho (Dominguinhos)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário