one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mostra apresentará em Nova Iorque, 14 filmes do cineasta Cacá Diegues

Imagem:

Compartilhar:

É urgente dar mais espaço à produção nacional, diz Cacá Diegues

Criado em 20/01/13 11h15 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Renata Giraldi Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Cacá Diegues completa 80 anos em maio/2020
Mostra apresentará em Nova Iorque, 14 filmes do cineasta Cacá Diegues (TV Brasil)

Brasília – Cacá Diegues, de 72 anos, considerado uma das referências do cinema nacional, disse à Agência Brasil que a escolha de seus filmes para exibição no Lincoln Center, em Nova York (Estados Unidos), é uma “homenagem ao cinema brasileiro e sua qualidade”. O cineasta alertou, porém, que é urgente haver um incentivo para a instalação de mais salas de cinema no país, assim como ampliar o espaço para a produção nacional.

“A coisa mais urgente hoje no cinema brasileiro é aumentar o número de salas e encontrar um jeito de dar espaço aos nossos filmes nas mídias alternativas”, ressaltou Cacá Diegues à Agência Brasil,  em entrevista concedida por e-mail. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Agência Brasil - O que representa para o cinema brasileiro a exibição dos seus filmes no Lincoln Center, em Nova York?
Cacá Diegues – É uma mostra retrospectiva de 14 de meus filmes. Acho que isso pode ser tomado como uma homenagem ao cinema brasileiro e sua qualidade.

ABr - Como o senhor fez a seleção dos 14 filmes?
Cacá - Quem fez a seleção dos filmes foram os próprios organizadores da mostra, os curadores do Lincoln Center. Não sei que outro critério eles adotaram senão o de suas próprias preferências.

ABr - O senhor observa mudanças do público norte-americano em relação ao cinema
nacional? Se observa, quais são essas mudanças?
Cacá - A presença do cinema estrangeiro nos Estados Unidos representa de 3% a 5% do mercado total. Ainda disputamos esse espaço tão pequeno com filmes europeus, asiáticos e do resto da América Latina. Mesmo assim, podemos dizer que temos uma certa presença, sobretudo, nesse nicho de arte.

ABr - O que o senhor recomenda para o governo como meio de estimular a produção nacional?
Cacá - A coisa mais urgente hoje no cinema brasileiro é aumentar o número de salas e encontrar um jeito de dar espaço aos nossos filmes nas mídias alternativas, como TV aberta e paga, DVD e blu-ray, e sobretudo a internet.

ABr - Quais são os planos do senhor para 2013?
Cacá - Até outubro, estarei começando a filmar O Grande Circo Místico, inspirado em poema de Jorge de Lima, com música de Edu Lobo e Chico Buarque.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário