Digite sua busca e aperte enter


Turma da Mônica Jovem.

Imagem:

Compartilhar:

Em cinco décadas, personagens infantis se transformaram em adultos e ídolos foram homenageados

Criado em 21/01/13 06h57 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Renata Giraldi Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Mônica Jovem
Turma da Mônica Jovem. (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia / www.irdeb.ba.gov.br)

Brasília – Ao longo da carreira, Mauricio de Sousa criou personagens que se transformaram em presença constante na vida de muitos brasileiros. A Turma da Mônica foi a primeira formada por crianças com várias características. Depois, veio a Turma do Chico Bento, reunindo crianças do meio rural, a Turma do Bidu, com personagens representando animais de estimação, e vários outros.

Leia também:
Mônica, a personagem dentuça e brigona, faz 50 anos

Com o passar dos anos, ídolos nacionais também foram homenageados por Mauricio de Sousa, como a Turma do Pelezinho, que conta a história de uma turma de crianças envolvidas com futebol e que tem como personagem principal Pelé, Edson Arantes do Nascimento. Foi criada ainda a Turma do Dieguito, inspirada no jogador de furebol argentino Diego Maradona. Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Nazário também viraram personagens.

Recentemente, o artista criou a Turma da Mônica Jovem, na qual os personagens, que antes eram crianças, surgem adolescentes, com os anseios típicos dessa fase da vida e sem algumas características antigas. Por exemplo, Cebolinha não troca mais as letras ao falar, nem a Mônica aparece tão brava.

A empresa Mauricio de Sousa Produções é responsável por cerca de 2.500 itens de produtos fabricados por cerca de 100 empresas licenciadas. Os produtos vão de gibis a brinquedos e até esmaltes. Mas, segundo a assessoria da empresa, a preocupação atual do grupo é com as questões sociais e ambientais. Daí as histórias dos personagens passarem a envolver temas de sustentabilidade e desenvolvimento social.

*Colaborou Ana Lúcia Caldas, da EBC

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário