one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Turma da Mônica Jovem.

Imagem:

Compartilhar:

Em cinco décadas, personagens infantis se transformaram em adultos e ídolos foram homenageados

Criado em 21/01/13 06h57 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Renata Giraldi Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Mônica Jovem
Turma da Mônica Jovem. (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia / www.irdeb.ba.gov.br)

Brasília – Ao longo da carreira, Mauricio de Sousa criou personagens que se transformaram em presença constante na vida de muitos brasileiros. A Turma da Mônica foi a primeira formada por crianças com várias características. Depois, veio a Turma do Chico Bento, reunindo crianças do meio rural, a Turma do Bidu, com personagens representando animais de estimação, e vários outros.

Leia também:
Mônica, a personagem dentuça e brigona, faz 50 anos

Com o passar dos anos, ídolos nacionais também foram homenageados por Mauricio de Sousa, como a Turma do Pelezinho, que conta a história de uma turma de crianças envolvidas com futebol e que tem como personagem principal Pelé, Edson Arantes do Nascimento. Foi criada ainda a Turma do Dieguito, inspirada no jogador de furebol argentino Diego Maradona. Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Nazário também viraram personagens.

Recentemente, o artista criou a Turma da Mônica Jovem, na qual os personagens, que antes eram crianças, surgem adolescentes, com os anseios típicos dessa fase da vida e sem algumas características antigas. Por exemplo, Cebolinha não troca mais as letras ao falar, nem a Mônica aparece tão brava.

A empresa Mauricio de Sousa Produções é responsável por cerca de 2.500 itens de produtos fabricados por cerca de 100 empresas licenciadas. Os produtos vão de gibis a brinquedos e até esmaltes. Mas, segundo a assessoria da empresa, a preocupação atual do grupo é com as questões sociais e ambientais. Daí as histórias dos personagens passarem a envolver temas de sustentabilidade e desenvolvimento social.

*Colaborou Ana Lúcia Caldas, da EBC

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário