one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maquete mostra que passarela ligará Museu de Arte do Rio a Escola do Olhar

Imagem:

Compartilhar:

Museu de Arte do Rio atrai 3 mil pessoas no primeiro dia de exposição grátis

Criado em 05/03/13 21h37 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Agência Brasil Edição:Lana Cristina

Maquete mostra que passarela ligará Museu de Arte do Rio a Escola do Olhar
Maquete mostra Museu de Arte do Rio, inaugurado na última sexta (1º) (foto: Porto Maravilha / Divulgação)

Rio de Janeiro - O Museu de Arte do Rio (MAR), na zona portuária da capital fluminense, abriu hoje (5) as portas ao público com entrada grátis, exibindo quatro mostras com o tema Arte e Sociedade.

Inaugurado na última sexta-feira (1º), pela presidenta Dilma Rousseff, o MAR é parte das obras de revitalização da região do Porto Maravilha. O museu tem como princípio integrar a cultura e a educação de qualidade e já tem um acervo próprio em torno de 3 mil obras, entre as quais estão 1.200 aquarelas de Santiago Calatrava e mil livros de vários artistas. Em seu primeiro dia, as exposições atrairam cerca de 3 mil visitantes, segundo o diretor executivo do MAR, Luiz Fernando de Almeida. As mostras devem ficar em cartaz até julho deste ano.

De acordo com Almeida, um dos destaques é a exposição O Abrigo e o Terreno- Arte e Sociedade no Brasil, que apresenta um conjunto de livros que dão forma à favela carioca. A parceria com os moradores do Morro da Providência faz parte da mostra, que busca a clarividência do espaço urbano da cidade.

“Diferentemente dos outros museus, o MAR tem um programa educativo, não se restringe a um ponto secundário. As exposições são pensadas sobre a ótica da arte e da cultura como parte do processo de inclusão no espaço urbano. O MAR é um museu que, metaforicamente, se relaciona com o mar e o porto e complementa a paisagem”, afirmou o diretor executivo do museu.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Mais três exposições estão incluídas no circuito. O Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção, que reúne fotografias, pinturas, esculturas, mapas, peças de design e mais 400 ornamentos do século 19. Além disso, a mostra tem obras dos artistas Burle Marx, Ismael Nery e Tarsila do Amaral, sob a curadoria de Carlos Martins e Rafael Cardoso.

No segundo andar, está sendo exibida a coleção do marchand Jean Boghici, com obras que reúnem artistas nacionais e internacionais, entre eles Tarsila do Amaral e Victor Brecheret, em uma seleção caracterizada pela pintura espontânea, a abstração informal e construtiva, sob curadoria de Leonel Kaz e Luciano Migliaccio. Já no primeiro andar, a mostra: Vontade Construtiva, de Sérgio Fadel, apresenta o construtivismo de vanguarda de 1960 e 1980.

Para a arquiteta boliviana Hilda Serrano, há 51 anos no Brasil, o museu adotou uma concepção positiva da história da cidade. “Era necessário ter um museu desse porte, porque nos mostra a realidade do Brasil. Um exemplo, a visão do Rio antigo com o hoje, achei interessante. Na sala, também é apresentado o vídeo sobre a história antiga. Já a favela faz a parte da paisagem recente, pois antes, não tinha favela. Então, resgatar a história é importante contar para quem chega, no Rio", disse Hilda, uma das visitantes do primeiro dia.

Almeida adiantou que a próxima exposição vai ser pautada nas obras de um dos principais arquitetos do século 20, o franco-suiço Le Corbusier, que faleceu em 1965. O museu também vai expor a história e obra da cantora Josephine Baker, falecida em 1975 e considerada a primeira grande estrela negra das artes cênicas.

O MAR funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Às terças-feiras, a entrada é gratuita para o público em geral.

Edição: Lana Cristina

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário