one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sala de cinema

Imagem:

Compartilhar:

Mostra em São Paulo exibe 18 filmes produzidos na África

Criado em 26/05/13 15h43 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Flávia Albuquerque Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

São Paulo - Dezoito filmes, entre média e longa metragens de cineastas do Senegal, da Tunísia, de Moçambique, do Egito, da Inglaterra e dos EUA, produzidos na África, podem ser vistos até o dia 2 de junho na Caixa Cultural São Paulo. As produções fazem parte da programação da 2° edição da mostra de documentários África Hoje, que tem o objetivo de oferecer um panorama da produção contemporânea. A maioria dos filmes é inédita no circuito comercial, terá sessão única na capital paulista e entrada franca.

De acordo com a organização da mostra, os documentários apresentam temas amplos do universo dos países africanos, muito próximos da realidade brasileira, despertando uma reflexão sobre as diversas maneiras de lidar com questões complexas. O filme que abriu a mostra na terça-feira (21) foi Rouge Parole (Tunísia/ 2011), que mostra a Revolução da Tunísia e foi eleito um dos 12 melhores documentários de 2012 pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

O evento traz ainda como destaque o filme Onde a Água Encontra o Céu ( Reino Unido/2008), narrado por Morgan Freeman e escrito por Jordan Roberts (Marcha dos Pinguins). O longa mostra a história de um grupo de mulheres em um local ao norte da Zâmbia que faz um filme para falar sobre suas vidas. A principal questão discutida por elas é a situação das mulheres jovens órfãs devido à AIDS.

A Copa do Mundo também é um dos temas com o documentário Fahrenheit 2010 ( África do Sul – 2009), ao mostrar o significado dos jogos no país para seus habitantes. O documentário Na Espera dos Homens (Senegal, 2007) retrata o povo e a cultura da África. No filme um grupo de mulheres fala de sua relação com os homens de maneira bastante aberta.

Em Benda Bilili ( República Democrática do Congo/ 2010) é mostrada a história de um grupo de músicos portadores de deficiência física resultante da poliomielite e que já se apresentou em diversos países do mundo.

A mostra fica em cartaz até o dia 2 de junho, na Caixa Cultural SP. Em novembro, os filmes serão exibidos em Salvador. Veja a programação completa .

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário