one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fogos de artifício

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como usar fogos de artifício com segurança nas Festas Juninas

Criado em 07/06/13 18h48 e atualizado em 11/06/13 16h10
Por Guilherme Strozi Fonte:Portal EBC

Fogos de artifício 2
Segundo o Ministério da Saúde, 11 pessoas morreram e 580 foram hospitalizadas em 2012 após mau uso destes artefatos (Foto: Pedro Baesse (CC))

Muito usados durante os festejos juninos, os fogos de artifício podem resultar em mortes ou queimaduras graves quando não manuseados adequadamente. Levantamento do Ministério da Saúde indica que nos últimos dez anos, mais de cem brasileiros morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase 6 mil foram internados por esse motivo. Pela sua periculosidade, o ministério não recomenda o uso de fogos de artifício por pessoas sem treinamento, ou sem acompanhamento do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Ministério, as internações envolvendo acidentes com fogos de artifícios totalizaram 578, em 2011, e 580, em 2012.  Em 2009, foram nove mortes e em 2011, 11 pessoas morreram vítimas destes artefatos.

Orientações

O Ministério da Saúde orienta que, em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado com água corrente. Deve-se, também, evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas.

A recomendação é que as pessoas feridas procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência para o atendimento médico adequado. Para localizar uma unidade de referência no atendimento a queimados, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a secretaria de saúde do estado ou do município onde residem.

Cuidados com fogos de artifício, de acordo com o Corpo de Bombeiros do DF

1) Fogos de artifício não combinam com bebidas alcoólicas, as pessoas perdem a coordenação motora, seus reflexos ficam lentos e a noção de perigo diminui;

2) Compre fogos de artifícios somente em estabelecimentos credenciados pela Divisão de Armas, Munições e Material Explosivo (DAME) da Polícia Civil. Nunca compre em lojas de fabricação caseira, pois não se tem garantia da qualidade de fabricação, funcionamento e armazenagem.

3) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), menores de 18 anos não podem comprar fogos de artifício. Até mesmo para a utilização dos chamados "tracks" e "estalinhos" as crianças devem estar supervisionadas por um adulto.

4) Leia atentamente as instruções contidas nas embalagens antes de utilizar o produto. Nunca tente reacender o artefato caso ele não tenha estourado. Coloque-o rapidamente dentro d'água.

5) Não solte rojão segurando diretamente o artefato. Muitas pessoas foram vítimas de lesões irreversíveis por manusearem artefatos desta forma. Ao soltá-lo siga corretamente as instruções. Preferencialmente utilize uma base que é fornecido pelos próprios fabricantes.

6) Os fogos não devem ser utilizados próximos de pessoas, casas, comércio ou fios de eletricidade.

7) Transporte com cuidado os fogos de artifício. Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se inflamarem, você certamente será atingido.

8) Ao guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso a fumantes.

9) Em caso de emergência, ligue 193.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário