one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bienal do Livro Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Alunos de escolas públicas do Rio visitam Bienal Internacional do Livro

Criado em 30/08/13 22h00 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Cristina índio do Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Bienal do Livro Rio de Janeiro
Presidenta do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) acredita que lançamentos de livros com temas para adolescentes que ocorreram nos últimos anos transformaram o gosto dos jovens pela leitura

Rio de Janeiro - Kayo Masello tem 15 anos e estuda no Colégio Estadual Hélio Pellegrino, em Campo Grande, zona oeste da capital fluminense. O estudante do primeiro ano do ensino médio foi um dos milhares de adolescentes que hoje (30) visitaram a 16ª Bienal Internacional do Livro, no Riocentro. Ele disse que a ida à bienal não é uma novidade, desde criança conhece a feira, levado pelos professores e pela família. "É uma inspiração grande que a gente tem para o nosso cotidiano”, disse ao falar dos assuntos que os livros abordam.

Hoje não foi diferente, Kayo visitou a bienal acompanhado de uma professora e dos colegas da escola. "A vinda à bienal incentiva a leitura. Cada livro, cada edição, cada autor com sua ideia diferente. Clarice Lispector, para os jovens, chama atenção", declarou.

O estudante disse ainda que gosta quando a escola também estimula a leitura. "A minha escola puxa. Com a professora de português, Deiselene, a gente busca bastante a leitura. A minha família também. Não só de livros, mas de jornais para melhorar o conhecimento", destacou.

A estudante Heliza Cassiano concorda com Kayo, ela também disse que gosta do incentivo que tem na escola. Esta é a primeira edição da feira que ela visita, e achou "maravilhoso". Segundo a estudante, ler abre o pensamento e a imaginação. "Pode-se imaginar o que quiser. Faz um filme na cabeça", declarou.

Segundo ela, o que viu nos pavilhões do Riocentro, na zona oeste da capital fluminense, foi mais do que tinha pensado em encontrar. "Chegar aqui e encontrar jovens felizes querendo aproveitar o tempo que passa por aqui, é muito bom", disse. Heliza que estava com mais três amigos, além de Kayo, ressaltou que eles resolveram comprar livros diferentes para depois trocar dentro do grupo."Cada um pode passar para o outro e assim todos leem", acrescentou.

A presidenta do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Sônia Machado Jardim, acredita que os lançamentos de livros com temas para adolescentes que ocorreram nos últimos anos transformaram o gosto dos jovens pela leitura. Segundo Sônia, os adolescentes se interessam mais e, a partir deste tipo de leitura, partem para outros gêneros de literatura. "É como na música. Em geral não se começa pela música clássica. Depois vai se aprimorando. É assim com a literatura também", disse à Agência Brasil.

Sônia disse que, ao chegar hoje ao Riocentro, antes da abertura da bienal, observou o entusiasmo dos jovens aguardando para conhecer a feira. "Quando os portões abriram, eles entraram com uma alegria tão grande e uma euforia que eu achei interessante", ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário