one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Orquestra Jovem Paquetá

Imagem:

Compartilhar:

Orquestra Jovem de Paquetá tocará na Alemanha

Criado em 19/01/14 11h43 e atualizado em 19/01/14 13h31
Por Paulo Virgilio Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Orquestra Paquetá
Orquestra Jovem Paquetá (Vânia Laranjeiras/ Divulgação/ Cultura.rj)

Rio de Janeiro - A Orquestra Jovem Paquetá, formada por 20 jovens de 13 a 22 anos, moradores da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, embarca sábado para uma turnê na Alemanha. A orquestra faz parte de um projeto de capacitação artística e cultural com a música sinfônica, as artes integradas e a cidadania, o Bem Me Quer Paquetá.

Leia também no Portal EBC:

Há 32 anos o Brasil perdia a cantora Elis Regina

A formação do grupo musical teve início no ano 2000. “No começo, os jovens eram conhecidos como os Flautistas de Paquetá, mas aos poucos, com a entrada de outros instrumentos, foi se definindo a orquestra”, conta o coordenador do projeto, José Lavrador. Segundo ele, os jovens músicos chegaram a um nível de maturação que os capacita para a turnê.

Antes da viagem, a orquestra fará uma apresentação de despedida, o “Concerto de Bota-Fora”, amanhã (20), na Casa de Artes Paquetá. O repertório, exclusivamente de compositores brasileiros, será o mesmo que os jovens apresentarão em cinco cidades alemãs, até o dia 9 de fevereiro.

“A perspectiva de uma viagem internacional provoca impacto muito grande sobre os jovens, porque muitos deles nunca tiveram oportunidade de sair do Brasil e alguns pouco conhecem outros lugares, além de Paquetá”, conta Lavrador.

Além das apresentações das obras de compositores como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernández, Sivuca, Tim Rescala e Tom Zé, os jovens vão interagir com músicos locais e participar de um ensaio aberto da Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das mais prestigiadas do mundo.

Edição: Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário