one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Herbert de Souza, o Betinho

Imagem:

Compartilhar:

Cais do Porto Musical comemora 20 anos da ONG Ação da Cidadania

Criado em 16/04/14 17h48 e atualizado em 16/04/14 18h06
Por Alana Gandra Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, completa 20 anos em 2014. Uma  série de atividades vai comemorar a data no mesmo  galpão, hoje Centro Cultural Ação da Cidadania,  que abrigava  alimentos doados pela população nas campanhas feitas por Betinho na tentativa de erradicar  a fome de milhões de brasileiros.

Um desses projetos que celebram as duas décadas de existência da Ação da Cidadania é o Cais do Porto Musical, que estreou ontem (15) e se estenderá até outubro, com um intervalo em julho, em razão da Copa do Mundo.

Veja mais notícias no Portal EBC

O diretor de produção do projeto, Afonnso Drumond, disse hoje (16) à Agência Brasil que o Cais do Porto Musical  é um festival de música brasileira com atividades gratuitas. “A nossa ideia é ter uma edição a cada ano. O tema da música brasileira é muito vasto. Por isso, a gente pensa em ter, nas próximas edições,  a maior série de recortes possível”.

Em 2014, o projeto Cais do Porto Musical fará atividades mensais que englobam oficinas técnicas, palestras, concertos  e shows artísticos.  O objetivo neste ano é tentar resgatar a música brasileira em sua totalidade, buscando a  sua formação na linha do tempo. “A gente vai tentar, este ano, pegar a música brasileira com todas as suas influências”.

A programação  de abril começou com música indígena, comandada pela tribo Fulni-ô, do interior de Pernambuco, únicos índios do Nordeste brasileiro que mantêm  viva a língua nativa, a Yaathe, e preservam suas tradições, segundo expôs o diretor. Existem hoje cerca de 6 mil fulni-ôs.  Nesta quarta-feira (16) à noite, a programação segue com a palestra Os Povos Indígenas no Brasil: Ontem e Hoje, da  historiadora Marcia Malheiros, que fala  sobre a música indígena. Os índios fulni-ôs fecham a programação de abril com espetáculo de canto e dança.

Em maio, o Cais do Porto Musical  abordará a música negra em suas origens, na África.  O catedrático da cultura afro-brasileira, Nei Lopes, falará sobre a chegada da música africana ao Brasil com os primeiros navios negreiros, associada à dança e à religião. Haverá shows e oficinas dadas pelo  instrumentista Carlos Negreiros.

Em junho, será apresentada a influência da música europeia, que chegou ao Brasil  com os jesuítas. Haverá oficinas de danças medievais e construção de instrumentos da época.

Seguem-se, em agosto, apresentações de música dos quilombos.  O tradicional grupo Afoxé Filhos de Gandhi, fundado em 1951 por trabalhadores do cais do Porto do Rio de Janeiro, será a principal atração.

Em setembro, será a vez dos lundus e modinhas portuguesas do século 19, que começam a influenciar o aparecimento do samba. O grupo Quadro Cervantes oferecerá  uma oficina de danças renascentistas.

Em outubro,  o projeto Cais do Porto Musical termina com duas programações. A primeira traz espetáculos de  gafieira e de música tocada  durante o apogeu  do rádio no país, “a música popular brasileira como um elemento nacional”. Os cabarés da Lapa, bairro boêmio do Rio,  e o surgimento do samba de gafieira serão tema de análise do pesquisador Ricardo Cravo Albin. No final desse mês, o objeto de estudo e de apresentações artísticas serão bandas, orquestras e choro.

A partir do próximo ano, a ideia é aprofundar o festival, fornecendo ao público  detalhes de cada influência musical da música brasileira, de modo  a mostrar as várias vertentes existentes, que serão demonstradas por grupos de diversos locais do país. “É um projeto em que a gente acredita muito”.

Afonnso Drumond informou que a Ação da Cidadania, criada com foco no combate à fome e à miséria no Brasil, arrecadou 30.351 toneladas de alimentos em todo o país, entre 1993 e 2005, que beneficiaram 3.035.127 famílias. Com o surgimento do Programa Fome Zero, do governo federal, que assumiu esse papel, a  organização não governamental (ONG)  se voltou mais para as ações culturais.

No próximo mês de maio, será lançado o livro sobre os 20 anos da iniciativa  de Herbert de Souza, que relatará todo o trabalho feito nesse período, ao mesmo tempo em que propõe atividades futuras. A ONG  desenvolve atualmente projetos específicos em comunidades carentes, como o Leitura em Ação.

No segundo semestre de  2014, haverá um espetáculo musical em homenagem ao engenheiro negro André Rebouças, que construiu o prédio Docas Dom Pedro II, onde está localizado  o Centro Cultural Ação da Cidadania. Em maio, terão início oficinas específicas para atores, figurinistas, cenógrafos, entre outros profissionais, visando a formação de mão de obra especializada para a área da cultura, que trabalhará no musical de Rebouças.

As oficinas permanentes promovidas pela Ação da Cidadania objetivam a formação profissional em áreas como fotografia, produção cultural, gestão da cultura, dança afro e circo.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário