one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pixinguinha

Imagem:

Compartilhar:

Obra de Pixinguinha encerra festival Cais do Porto Musical

Criado em 30/10/14 22h45 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Lançado em abril, como parte das comemorações dos 20 anos da ONG Ação da Cidadania, o festival Cais do Porto Musical chega ao final nesta sexta-feira (31) com a apresentação de seu sétimo e último módulo, sob o tema Bandas e Orquestras. As atrações - no Centro Cultural Ação da Cidadania, às 19h, com entrada franca - são o grupo Choros e Batuques, da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense, e a Orquestra Pixinguinha, dirigida pelo maestro Henrique Cazes.

Nos seis módulos anteriores, o projeto levou ao espaço cultural, em apresentações mensais, um panorama da história  da música brasileira. Os shows temáticos foram sobre a cultura indígena, a sonoridade dos escravos africanos, a música europeia dos jesuítas, a herança africana dos quilombos, os lundus e modinhas e as gafieiras cariocas.

A obra de Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna, 1897-1973) dá ao sétimo módulo do Cais do Porto Musical um tom de síntese do projeto. “Pixinguinha mistura todas as influências anteriores e surge como um negócio brasileiro. É ele quem define como será a música brasileira”, explica o diretor artístico do festival, Caio Cezar.

O grupo Choros e Batuques é formado por jovens instrumentistas que interpretam obras de mestres como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Noel Rosa, Cartola e Dorival Caymmi, entre outros.

Idealizada pelo instrumentista, arranjador e pesquisador Henrique Cazes, a Orquestra Pixinguinha foi criada a partir de uma coleção de arranjos nunca gravados do compositor, encontrados na Biblioteca Nacional, em 1986. No início era uma orquestra de estúdio, mas com o sucesso alcançado o grupo começou a se apresentar em público, tocando maxixes, polcas, choros e sambas afros de Pixinguinha.

A orquestra, que reúne instrumentistas de destaque em sopros, cordas e percussão, vai se apresentar com 12 integrantes nesta sexta-feira. Um cantor especialmente convidado vai acompanhar o grupo: Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha. O Centro Cultural Ação da Cidadania fica na Avenida Barão de Tefé, na zona portuária do Rio.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário