one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Biblioteca

Imagem:

Compartilhar:

Festival Recine celebra a dupla relação entre cinema e literatura

Criado em 24/11/14 20h38 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Paulo Virgílio Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Depois de homenagear a cidade do Rio de Janeiro, no ano passado, o Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Recine) aborda a partir de hoje (24), em sua 13ª edição,  o diálogo entre o cinema e a literatura. Até a próxima sexta-feira (28), o festival realizado anualmente pelo Arquivo Nacional exibe um total de 67 filmes, além de promover debates e oficinas, sempre colocando em pauta a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro.

Confira no Portal EBC: Há 23 anos, morria Freddie Mercury

Os grandes homenageados desta edição são os cineastas Nelson Pereira dos Santos e Olney São Paulo, que buscaram em seus filmes conjugar a beleza da palavra escrita com a sutileza das imagens. Grito da Terra, filme de Olney São Paulo baseado no livro do mesmo nome de Ciro de Carvalho Leite, foi o escolhido para abrir o festival, às 20h de hoje, no auditório do Arquivo Nacional. Lançado em 1964, o filme está completando o seu cinquentenário.

De acordo com a curadora Renata dos Santos Ferreira, a escolha do tema do Recine 2014 se deu a partir da morte, em abril deste ano, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. “Ele era um apaixonado pelo cinema e essa relação serviu de base para minha pesquisa. Selecionei 12 escritores brasileiros e latino-americanos com uma ligação muito forte com o cinema, como o próprio García Márquez, Jorge Luiz Borges, Ernesto Sábato, Mario Vargas Llosa,  Jorge Amado e Mario de Andrade. Todos eles, quando não escreviam roteiros,  acompanhavam a adaptação de seus livros para o cinema ou exerceram a crítica cinematográfica”, conta a curadora.

Segundo Renata Ferreira, os filmes da mostra informativa do festival revelam, de um lado, a paixão de cineastas pela literatura, e de outro, a paixão de escritores pelo cinema. “Esse é nosso mote”, diz. Já a mostra competitiva, com uma variedade maior de temas, apresenta este ano 20 filmes de produção recente, entre  longas e curtas-metragens, que têm em comum o fato de utilizarem em seu conteúdo pelo menos 40% de imagens ou sons de arquivo.

Além das exibições nos auditórios do Arquivo Nacional, o Recine 2014 terá sessões noturnas ao ar livre, no pátio da instituição, com início às 20h, e uma novidade: filmes para o público infantojuvenil, exibidos das 9h às 12h. Fora do prédio do Arquivo, o Recine promove mostras no Cine Arte UFF, em Niterói, na região metropolitana do Rio, e na Escola Técnica Adolpho Bloch, em São Cristóvão, na zona norte da cidade.

Na primeira mostra, dedicada a Nelson Pereira dos Santos, serão exibidos oito filmes do cineasta realizados a partir de adaptações literárias. São filmes baseados em obras de Graciliano Ramos (Vidas Secas e Memórias do Carcere), Jorge Amado (Tenda dos Milagres), Guimarães Rosa (A terceira margem do rio) e Machado de Assis (Missa do Galo). Nelson Pereira dos Santos, um dos fundadores do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), participará do debate que abre a mostra, às 16h de quinta-feira (17).

Já na mostra da Escola Adolpho Bloch, o homenageado é o escritor paraibano Ariano Suassuna, falecido em julho deste ano. A iniciativa da homenagem partiu dos próprios alunos da escola técnica estadual, que oferece cursos profissionalizantes na área audiovisual.

As sessões do festival têm entrada franca e a programação completa está disponível no site www.recine.com.br . O Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173, no centro do Rio.
 

Editor: Jorge Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário