one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Série da TV Brasil Internacional ganha prêmio do Acnur

Criado em 20/11/14 23h14 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Mariana Tokarnia Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A série de reportagens Refugiados na América Latina: a Saída é a Fuga, da TV Brasil Internacional, é a ganhadora do concurso jornalístico lançado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) por ocasião do trigésimo aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados. O resultado, que será oficialmente divulgado nesta sexta-feira (21), foi antecipado nesta quinta-feira (20) pelo representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramirez. 

Documentário Refugiados na América Latina-A Saída é a Fuga, produção da TV Brasil Internacional, mostra de onde vêm; quem são e como vivem refugiados em países latino-americanos (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Documentário Refugiados na América Latina-A Saída é a Fuga, produção da TV Brasil Internacional, mostra de onde vêm; quem são e como vivem refugiados em países latino-americanos /Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A série de reportagens foi exibida na TV Brasil Internacional no período de 27 a 31 de outubro e no Repórter Brasil da TV Brasil, edição noite, de 3 a 7 de novembro. Além da série, o grupo produziu o documentário A Saída é a Fuga, cuja pré-estreia ocorreu esta noite, no Centro Universitário Iesb, em Brasília. O documentário será apresentado no dia 30 deste mês, às 23h, na TV Brasil

A ideia para a produção surgiu em um almoço em que Max Gonçalves, Gerente de Produção e Programação da TV Brasil Internacional, encontrou-se com Ramirez. A intenção era ter os refugiados como protagonistas e contar um pouco das muitas histórias que habitam os mais diversos países latino-americanos. As filmagens foram feitas em 20 dias em São Paulo e Brasília, na Nicarágua, no Equador e México. 

Pré-lançamento do documentário Refugiados na América Latina - A Saída é a Fuga. E/D: João Granja (MJ), Andrés Ramirez (ACNUR) e Max Gonçalves, da TV Brasil Internacional (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Pré-lançamento do documentário Refugiados na América Latina - A Saída é a Fuga. E/D: João Granja (MJ), Andrés Ramirez (Acnur) e Max Gonçalves, da TV Brasil Internacional /Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

São retratados refugiados de diversos países, entre eles, do Iraque, Congo, de Honduras e El Salvador. Todos vítimas de algum tipo de perseguição. Os relatos deixam claro que eles não queriam deixar o país de origem, e tiveram de fazê-lo para preservar a própria vida e a da família. O filme foi dirigido por Leandro Rolim e Paulo Leite, ambos da TV Brasil Internacional, com fotografia de Rogerio Verçoza. 

"[A produção] é um grande testemunho do que ocorre hoje em algumas regiões da América Latina. Eles visitaram lugares remotos, em condições complicadas, e para nós é importante ter tido a oportunidade de ter contribuído. Um elemento fundamental é que os refugiados são os protagonistas, isso é fundamental", disse Ramirez ao destacar que é evidenciada a situação vivida na América Central, na Guatemala, em Honduras e El Salvador, em que gangues do narcotráfico têm grande poder e restringem as liberdades individuais com ameaças, assaltos e assassinatos. 

Também presente no pré-lançamento, o diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, João Guilherme Granja, disse que o Brasil recebe um número crescente de refugiados e que a questão gera cada vez mais debates internos sobre políticas e sobre garantia de direitos. Para ele, a produção mostra "como o tema pode cada vez mais ser estendido e melhor aplicado pelos países que fazem parte da região e que podem oferecer voz e abrigo a pessoas que não encontram amparo para expressar partes essenciais da sua identidade e não conseguem ser protegidas pelos suas nações de origem". 

A Declaração de Cartagena, que completa 30 anos em 2014, é um instrumento regional adotado em 1984, na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia. A declaração ampliou a definição de refugiado contida na Convenção de 1951 das Nações Unidas sobre o Estatuto do Refugiado, incluindo pessoas que foram forçadas a fugir de seus países.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário