one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aline Nunes

Imagem:

Compartilhar:

O que é consciência negra para você? Confira depoimentos

Criado em 17/11/14 19h28 e atualizado em 18/11/14 13h10

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a TV Brasil entrevistou o público que assistiu a gravação do show Música Negra Brasileira, especial que vai ao ar à meia-noite de 20 de novembro, na madrugada de quinta para sexta-feira.

Os entrevistados explicam o que significa consciência negra para eles e falam sobre os desafios da questão racial no Brasil.

Aline Nunes: “O brasileiro precisa sentir orgulho de suas raízes”

Aline Nunes é diretora da A.M.A.R (Associação de Mulheres de Ação e Reação), ONG com sede na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro (RJ). Para ela, o Brasil só conseguirá preservar a cultura negra no país se o brasileiro sentir mais orgulho de suas raízes africanas.

Ana Maria Pereira: "o povo brasileiro é identificado pela diversidade"

A atriz e bailarina Ana Maria Pereira vê o brasileiro como um povo híbrido, que pode se identificar não só com a sua origem africana, mas com diversas outras culturas e etnias que compõem o Brasil.

 

Jurema Werneck: “Contribuição negra é fundamental para identidade brasileira”

Jurema Werneck é coordenadora da ONG Criola,  que atua na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras. De acordo com ela, parte da população não reconhece a contribuição do negro para a cultura brasileira.

 

Kenya Mello: “A consciência negra é uma revolução”

A empreendedora e ativista Kenya Mello vê a consciência negra como uma revolução. De acordo com ela, o país passou por um processo de conscientização que ajudou o brasileiro a ter mais orgulho de sua origem africana.

Leo Carvalho: cultura negra deveria ser mais valorizada

O músico Leo Carvalho lembra que a cultura afro-brasileira foi fundamental para a construção do país, mas acredita que, apesar disso, o lugar importante que ela ocupa na sociedade ainda não é valorizada em grande escala.

Marcos Gomes conta história familiar de superação do preconceito

Marcos Gomes, coordenador da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, relata como diversas gerações de sua família enfrentaram e superaram o racismo no Brasil.

Ruth Pinheiro: Orgulho da origem africana cresce aos poucos no Brasil

Ruth Pinheiro é diretora da ONG Centro do Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo Neves, que auxilia ações do movimento negro. Ela acredita que, aos poucos, os brasileiros estão começando a ter orgulho de suas origens africanas e que isso vem se refletindo nos meios de comunicação e nas instituições de ensino que já colocam os negros em posições de destaque.

Sandra Martins: “A cultura brasileira é um grande mosaico"

A jornalista Sandra Martins vê a cultura brasileira como um grande mosaico composto por diversas culturas, etnias e costumes. Para ela não é possível falar de cultura brasileira apartada das demais tradições que compõem essa mistura.

Zayre da Luz canta sobre a escravidão

Zayre da Luz volta às raízes africanas e canta uma música que compôs sobre a luta contra a escravidão no Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário