one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maracatu também é tradição do Carnaval em Pernambuco

Imagem:

Compartilhar:

Maracatu recebe título de patrimônio cultural imaterial do Brasil

Criado em 03/12/14 19h11 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Yara Aquino Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

MARACATU

Título recebido pelo maracatu amplia a visibilidade pública e assegura maior apoioTeia / Divulgação

Manifestações culturais, o maracatu nação, o maracatu baque solto e o cavalo marinho receberam, nesta quarta-feira (3), o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil. O título foi concedido em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O reconhecimento amplia a visibilidade pública sobre o bem imaterial e assegura maior apoio.

Confira no Portal EBC: 

Prêmio de Dança da Funarte vai dar R$ 6 milhões em prêmios

Saiba mais sobre o Maracatu, tradição do Carnaval pernambucano

O maracatu nação é uma forma de expressão que apresenta um conjunto musical percussivo e um cortejo real que sai às ruas para desfiles e apresentações durante o carnaval. Os grupos são compostos majoritariamente por negros e negras e se apresentam na periferia da região metropolitana do Recife. É entendido como uma forma de expressão que congrega relações comunitárias, compartilhamento de práticas, memória e vínculos com o sagrado.

O maracatu baque solto ocorre durante as comemorações do carnaval e da Páscoa. É composto por dança, música, poesia e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata (faixa litorânea da Região Nordeste que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia, passando pelos estados da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe) e também tem apresentações no Recife. Diferente do maracatu nação, o baque solto é um resultado da fusão de manifestações populares, como cambindas, bumba-meu-boi, cavalo marinho e coroação dos reis negros.

O cavalo marinho é uma brincadeira popular envolvendo performances dramáticas, musicais e coreográficas e é apresentado durante o ciclo natalino. Os brincadores são, em geral, trabalhadores da Zona da Mata e atinge ainda a região metropolitana do Recife e de João Pessoa. No passado, era feito nos engenhos de cana-de-açúcar e seu conhecimento é transmitido de forma oral. Durante a apresentação são representadas as cenas do cotidiano e do mundo do trabalho rural, com variado repertório musical, poesia, rituais e danças com personagens mascarados e animais, como o cavalo.

Conheça a história dos grupos de maracatu pernambucanos

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Qual é o segredo do maracatu?

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário