one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Museu de Arte Contemporânea expõe acervo da USP e tem mostra de Samson Flexor

Criado em 25/01/15 15h17 e atualizado em 07/07/16 14h30
Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Fonte:Agência Brasil

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) começa o fim de semana com duas novas exposições. Como parte das comemorações dos 80 anos de criação da universidade, foi aberta uma exposição conjunta que usa o acervo dos quatro museus da instituição. Também está aberta uma mostra com 35 obras, entre desenhos e pinturas, de Samson Flexor.

Olhares cruzados nos Museus da USP – Identidades Diversas tem 227 itens entre obras, objetos e espécimes. A mostra reúne peças do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), do MAC, do Museu Paulista e do Museu de Zoologia. A exposição busca fazer uma conexão entre os acervos, mostrando a proximidade apesar das áreas do conhecimento e da cultura tão diferentes em que atuam.

Traçados e Abstrações apresenta a trajetória de Flexor a partir de 1948, quando veio morar em São Paulo. Natural da região que atualmente faz parte da Moldávia (Europa Oriental), o artista, nascido em 1907, estudou na Bélgica e em Paris. Quando esteve na França, chegou a fazer parte da resistência contra o nazismo.

Os desenhos foram agrupados de maneira a mostrar como o pensamento artístico de Flexor se constrói. “Os desenhos indicam relações evidenciadas no próprio percurso de Flexor. O título da mostra nasceu da observação desse segmento que, por meio de muitas aparências do seu pensamento, multiplicaram formas, planos e espaços”, explica a curadora Carmen Aranha.

Os trabalhos elaborados com lápis grafite e tinta nanquim ajudam a compreender o processo de produção do artista à época em que conduziu o Ateliê Abstração. O espaço, que funcionava na própria casa de Flexor, era um laboratório de pesquisas dedicadas a forma e a cor. “Ao observá-los, somos levados a perceber que a arte é resultado de trabalho meticuloso, dedicação ao exercício do fazer e, especialmente, uma busca constante por uma linguagem que se desenvolve ao longo do tempo”, ressalta a curadora sobre os desenhos.

Editor Lílian Beraldo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário