one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio de Janeiro completa 450 anos como ponto turístico e cidade de contradições

Criado em 27/02/15 19h03 e atualizado em 01/03/15 17h43
Por Sueli Freitas Edição:Edgard Matsuki

Fundada em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá, a cidade do Rio de Janeiro completa neste domingo 450 anos de história. Um dos principais destinos turísticos do Brasil, o Rio de Janeiro, também conhecida como “Cidade Maravilhosa”, ganhou fama internacional por suas belas paisagens, povo acolhedor e patrimônio cultural de grande valor. É a segunda cidade mais populosa do país, só perdendo para São Paulo.

O litoral de praias intercaladas por montanhas é um cartão-postal natural. A praia é o espaço mais democrático de uma cidade de contradições. É nessas areias que cariocas de todas as idades e classes sociais, turistas brasileiros e milhares de estrangeiros convivem durante todo o ano.

Viver no Rio é estar onde a economia gira, é estar próximo ao mundo das celebridades, dos esportes, da produção cultural, dos megaeventos. Viver no Rio também é estar numa das cidades com níveis de violência assustadores, com elevado número de moradores de rua, com horas e horas perdidas no trânsito e no transporte público lotado.

É esse Rio de Janeiro de tantas faces que é tão amado por seu povo e eternizado em poesias e na música por tantos artistas. O Rio da boemia da Lapa, dos sambas dos morros, da Bossa Nova, do roque da Zona Sul, do funk e de tantos outros ritmos. O Rio do futebol, do carnaval, das shows musicais, dos Jogos 2016. O Rio da Ladeira da Misericórdia, do Museu Histórico Nacional, do Jardim Botânico, da Praça XV e do Paço Imperial.

A importância histórica do Rio remonta ao período imperial, pois foi a única cidade fora da Europa a sediar um império europeu. Já na República, o Rio foi capital federal até 1960.

Confira algumas imagens do Rio antigo e do Rio atual. Segure na seta sobre a foto para ver o antes e depois dos locais conhecidos da cidade.

Ipanema

Eternizada por Vinícius de Moraes na música Garota de Ipanema, a Praia de Ipanema tornou-se mundialmente conhecida. Como um dos pontos turísticos mais conhecidos, a região passou por um processo de urbanização na beira-mar com a construção de prédios e hoteis.  

Teatro Municipal

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado no dia 14 de julho de 1909. A imagem atual é do prédio reformado, que foi reaberto em 27 de maio de 2010, após dezoito meses fechado para as obras. A Cinelândia, ou Praça Floriano, em frente ao Theatro Municipal e à Câmara Municipal, é palco de grandes manifestações populares, como o comício das Diretas Já, em 1984.

Copacabana

A Praia de Copacabana é uma das mais famosas do Rio de Janeiro. O calçadão tem o traçado feito com base do desenho da Praça do Rocio, em Lisboa. Foi construído em 1906. Ao final da praia está o Forte de Copacabana.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário