one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Segundo dia de desfiles terá campeã do ano passado e previsão de chuva

Criado em 16/02/15 19h44 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Vinicius Lisboa Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro trará a campeã do ano passado (Unidos da Tijuca) e a maior campeã do carnaval do Rio (Portela), além de mais quatro escolas que trarão enredos sobre igualdade racial, cultura negra, estética e grandes nomes do carnaval. Quem também pode marcar presença no sambódromo é o mau tempo, já que a previsão para a noite de hoje (16) é de pancadas de chuva na cidade.

A primeira a desfilar, às 21h30, é a São Clemente, que fará grande homenagem ao carnavalesco Fernando Pamplona, considerado um dos pais dos desfiles de escolas de samba. Com a consagrada carnavalesca Rosa Magalhães à frente do enredo, a escola contará a biografia do carioca e o exaltará como maior gênio da avenida. Carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro por quase 20 anos, Pamplona morreu em 2013.

A maior vencedora do carnaval do Rio de Janeiro, com 21 títulos, será a segunda a desfilar. A Portela fará um desfile celebrando os 450 anos do Rio de Janeiro, e promete representar as belezas da cidade com um olhar surrealista, inspirado no pintor espanhol Salvador Dali.

A Beija-Flor de Nilópolis, terceira a entrar na avenida, às 23h40, falará sobre as diferentes culturas africanas que chegaram ao Brasil com o tráfico negreiro, focando em Guiné Equatorial, país que foi um dos patrocinadores do desfile deste ano, o que rendeu críticas à escola.

Os excessos na busca pela beleza e a supervalorização da aparência em relação a outras qualidades serão os temas do enredo da União da Ilha, quarta escola a desfilar, à 0h45 de amanhã (17). A escola pretende dar um enfoque histórico e bem humorado ao tema.

Em seguida, será a vez da Imperatriz Leopoldinense, escola que entra na avenida à 1h50. A agremiação vai falar da luta por igualdade racial, passando por personalidades brasileiras e estrangeiras como o líder sul-africano Nelson Mandela.

A campeã do ano passado, Unidos da Tijuca, será a última escola do Grupo Especial a passar pela avenida, com desfile previsto entre 2h55 e 4h20. O enredo da escola será a Suíça, e símbolos do país - como  queijo, canivete e chocolate - serão retratados no carnaval.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário