one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homem lê um livro na plataforma de uma estação de metrô enquanto um trem passa

Imagem:

Compartilhar:

Para incentivar leitura, projeto registra pessoas e seus livros no metrô de São Paulo

Criado em 30/03/15 11h27 e atualizado em 30/03/15 11h55
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Em tempos de tecnologia à palma da mão, quem ainda prefere os bons e velhos livros de papel chama a atenção por onde anda. E foi prestando atenção em quem aproveita o tempo de trajeto do metrô para ler que quatro amigos criaram o projeto "Tem mais gente lendo", no qual mostram pessoas e seus livros para festejar, cultuar e apoiar o gesto da leitura nos espaços públicos.

A ideia sugiu há cerca de dois anos, quando o jornalista Sérgio Miguez criou a hashtag #temmaisgentelendo. E no início de 2014, o também jornalista Hamilton dos Santos passou a fotografar as pessoas que observava nos vagões do metrô de São Paulo. "Comecei a ver naquilo um fenômeno que ia na contramão das previsões de que o livro físico estava condenado e dando seus últimos suspiros", lembra.

Tem mais gente lendo 1
Projeto registra pessoas que aproveitam tempo no metrô para ler. Imagem: Tem mais gente lendo/Facebook

Hamilton conta que costuma ler alguns capítulos e fragmentos digitais pelo smartphone, no entanto, com o tempo está passando a se dedicar a fotografar as pessoas em seus momentos de leitura. Ele tem a preocupação de buscar não identificar as pessoas em suas fotos, devido aos direitos de imagem de cada um. "Avisamos no blog que se a pessoa não quiser, retiramos a foto. Com o crescimento do projeto, passaremos a andar com um formulário de autorização de uso de imagem", planeja. 

A ideia é que o "Tem mais gente lendo" se torne cada vez mais colaborativo; com imagens enviadas por pessoas que usam o transporte público. "As pessoas estão mandando fotos e essa era mesmo a ideia. Mandam fotos muito boas. Já publciamos algumas e vamos continaur publciando na timeline da página", celebra Santos. 

O projeto é semelhante ao Underground New York Public Library, que também registra leitores no transporte público de Nova York. A iniciativa criada por Ourit Ben-Haim existe desde 2008 e já teve mais de 56 mil curtidas em sua página do Facebook. No blog, Hamilton também publicou uma entrevista com o fotógrafo holandês Reinier Gerritsen, autor da série intitulada "The Last Book" (O Último Livro), na qual ele reuniu retratos de passageiros lendo livros no metrô da cidade norte-americana.

O vídeo abaixo mostra algumas das imagens já captadas pelo "Tem mais gente lendo". Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário