one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Flip começa amanhã com 41 autores na programação principal

Criado em 30/06/15 22h41 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa amanhã (1º) homenageando o poeta, romancista, folclorista e crítico literário modernista Mário de Andrade. Ainda é pouca a movimentação de turistas nas ruas da cidade do litoral sul do Rio de Janeiro, mas, de acordo com o secretário adjunto de Turismo do município, Gabriel Costa, a rede hoteleira já está com 75% de ocupação.“Costuma ser assim todos os anos, até o fim de semana vai ter100% de ocupação”. Segundo o secretário, são 370 estabelecimentos, que oferecem 12 mil leitos, sem contar aluguel de quartos em casas e campings.

Costa informou também que são esperadas 25 mil pessoas nas festividades, a maioria turistas cariocas, paulistas, mineiros, argentinos, franceses, italianos, ingleses e chilenos. Morador de Paraty, o guia de turismo Sérgio dos Anjos Vieira destaca que a programação paralela da Flip é a que mais envolve a população local. “É uma oportunidade que eles [organizadores] dão para o habitante se envolver com isso. Não ser uma coisa paralela só para o turista”.

A filha de Sérgio, Anapurna Vieira, de 10 anos, mora em Brasília e veio de férias para Paraty. Ela lembra que já participou de outras edições da Flip e está empolgada com mais uma festa literária. “A cidade fica bem cheia e bem animada, eu acho legal. Minha autora favorita é J.K Rowling, da série Harry Potter, já li quatro. Eu gosto por causa da aventura. Ainda não vi a programação deste ano, mas estou empolgada”

A conferência de abertura, marcada para amanhã às 19h, terá como tema As Margens de Mário, com Beatriz Sarlo, Eliane Robert Moraes e Eduardo Jardim. Na sequência, às 21h30, o show de abertura da Flip 2015 traz o título Música na Praça, apresentando a arte popular recorrente na obra de Andrade, com Luís Perequê, o grupo cirandeiro Os Caiçaras e a cantora Dani Lasalvia.

Foi cancelada a participação do escritor Italiano Roberto Saviano, um dos principais nomes anunciados pela organização. Ele faria um bate bapo na noite de sábado, mas não pôde deixar a Europa por motivo de segurança. Ele vive sob escolta permanente há 9 anos, após receber ameças de morte. Sua principal obra, Gomorra, é um livro-reportagem que retrata em detalhes a atuação da organização mafiosa Camorra, do sul da Itália.

No ano passado, a Flip homenageou Millôr Fernandes e recebeu 26 mil pessoas nos 200 eventos oferecidos, entre shows, lançamentos de livros, peças de teatro, mesas de debates e filmes.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário