one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Antônio Pitanga, Armando Bogus, Antonio Fagundes, Aracy Balabanian e o produtor Altair Lima

Imagem: Divulgação

Compartilhar:

Há 46 anos, musical Hair ganhava versão brasileira

Criado em 08/10/15 11h38 e atualizado em 08/10/15 11h44
Por Apresentação Dilson Santa Fé

Há 46 anos estreou a montagem brasileira de Hair – uma produção marcante na história dos musicais, que levou para os palcos a questão racial, a nudez, a liberdade sexual, a guerra e as drogas. No Brasil a peça ficou em cartaz durante três anos, em várias cidades do país.

Ouça o programa História Hoje:
 

Foi uma iniciativa ousada para a época. A censura foi a principal dificuldade enfrentada pelos produtores da peça. Há menos de um ano o regime militar havia instituído o AI 5, ato institucional que determinou a fase mais dura do período da ditadura, com cassações de direitos políticos em massa e prisão e torturas de adversários.
 
Na montagem original havia cenas de nudez, o que desagradou a censura. Os censores liberaram apenas uma única cena de nudez na peça, que duraria um minuto, na qual os atores deveriam permanecer imóveis. Na época, Admar Guerra, responsável pelo espetáculo, junto com o produtor Altair Lima, também tiveram que vencer o preconceito dos empresários teatrais, que achavam impossível montar o musical no Brasil.
 
Hair narra a história de um grupo de jovens hippies que protestam contra a Guerra do Vietnã, defendem a paz e o amor livre. Um musical que se tornou uma bandeira dos pacifistas. A estreia no Brasil foi no Teatro Aquarius, em São Paulo. Hoje o espaço se chama Teatro Zaccaro.
 
A temporada do musical no Brasil durou até 1972. Durante esse tempo, contou com uma safra talentosa de jovens atrizes e atores, como Antônio Fagundes, Ney Latorraca e Aracy Balabanian. Mas o grande destaque foi Sônia Braga, na época com 18 anos e, mais tarde, lembrada nos versos de Caetano Veloso.
 
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Tags:  hair, Musical, teatro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário