one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Ana Elisa Santana/Portal EBC

Compartilhar:

Ações culturais celebram Miguel de Cervantes 400 anos após sua morte

Criado em 22/04/16 15h52 e atualizado em 22/04/16 16h19
Por Portal EBC

O quarto centenário da morte de Miguel de Cervantes é lembrado em todo o mundo, nesta sexta-feira (22), com diversas homenagens. Na Espanha, o Ministério de Educação, Cultura e Esporte criou o site 400Cervantes, que oferece uma linha do tempo na qual é possível navegar pelas cidades por onde ele passou, e saber o que ele realizou em cada uma delas. 

Site Cervantes400 - http://400cervantes.es/
Creative Commons - CC BY 3.0 - Site Cervantes400 - http://400cervantes.es/. Imagem: Reprodução

A página tem também informações sobre a vida e obra do autor, e oferece acesso para o Cervantes Digital, onde é possível ter acesso aos livros e documentos do escritor que estão em instituições como a Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (Aecid) e a Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, entre outras.

No Brasil, o Instituto Cervantes também tem realizado atividades temáticas e gratuitas. Atualmente, está em cartaz na unidade de Curitiba a Exposição Quijotes, que reúne diversas edições de Dom Quixote, sua maior obra, e inclui ainda ilustrações de artistas como Salvador Dalí. A mosra deve ir a Brasília entre os meses de junho e julho.

Pelo Twitter

Um engenheiro espanhol encontrou uma forma inusitada para homenagear Miguel de Cervantes: ele desenvolveu um programa que publicava 28 tuítes por dia e que contaram, até a madrugada desta sexta-feira (22), toda a história de Dom Quixote de La Mancha dividida em fragmentos de 140 caracteres, como manda a rede social Twitter.

Foram 17 mil tuítes publicados na conta QuijoteEn17000Tuits até que Diego Buendía chegasse a desfecho da história. Sua ideia, que trouxe ainda fotos dos tradicionais moinhos de vento e imagens de Dom Quixote e Sancho Pança, foi reconhecida pela comissão Nacional criada para as celebrações de homenagem pelo quarto centenário de morte do escritor. Eles incluíram o projeto do engenheiro aposentado no Programa Oficial do IV Centenário. "Este é um reconhecimento oficial bastante inesperado", disse.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário