one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Kabengele Munanga

Imagem:

Compartilhar:

Kabengele Munanga fala sobre História da Diáspora Africana

Criado em 16/10/12 14h27 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por EBC Fonte:EBC

Kabengele Munanga
Kabengele Munanga, professor de antropologia e diretor do Centro de Estudos da Universidade de São Paulo. (Ação Afirmativa)

O professor de antropologia, Kabengele Munanga, destaca a abrangência da obra que não vai contemplar apenas o Brasil, mas também os países africanos de língua portuguesa como Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Para Munanga, a coleção revela ao mundo tudo que foi negado à África: história, civilização, cultura, religião, ciência e tecnologia, filosofia, relações internacionais e intercâmbios comerciais; tudo o que, segundo o professor, de fato existiu.

Considerada também como berço da humanidade, é a partir da África que a história das grandes civilizações se desenvolveram, como a egípcia. No entanto, o tráfico negreiro, a escravidão e a ocupação colonial foram acontecimentos de grande envergadura que mudaram a história original da África. Muganga entende que, como todos os povos, a África tem passado, presente e continuidade, e apesar de não ter sido tão destacadas, a África possui culturas e civilizações.

Para o antropólogo, não foram os africanos que negaram suas próprias histórias, mas sim os ocidentais, por questões ideológicas e preconceituosas. E isso, acabou alienando a personalidade coletiva do próprio africano. “O Ocidente, por influência do pensamento hegeliano, não acreditou que a África pudesse ser objeto de estudo historiográfico. Por isso, inventou novas ciências capazes de aprender as “sociedades primitivas africanas”. Daí surgiram ciências como a etnografia, etno-linguística e a etno-filosofia”, explica. Para Munanga, a coleção é uma proposta a preencher essa lacuna.

Confira o discurso de Munanga

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário