one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministério da Fazenda lança edital para concurso de assistente técnico-administrativo

Imagem:

Compartilhar:

Curso de Gestão Pública em Brasília foi o mais procurado no Sisu

Criado em 14/01/13 16h58 e atualizado em 14/01/13 17h33
Por Heloisa Cristaldo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Ministério da Fazenda lança edital para concurso de assistente técnico-administrativo
Sisu 2013 teve uma média de 15 inscritos por vaga. (Agência Brasil)

Brasília -  O curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) foi o mais procurado na primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com 12.221 inscritos disputando 45 vagas. Em seguida, aparece o curso de medicina, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com 12.216 inscritos concorreram a 127 vagas. Em terceiro lugar, ficou o curso de medicina da Univerisade Federal do Ceará (UFC) - com 11.825 candidatos para 160 vagas. Os resultados estão disponíveis na página do programa.

Entre as universidades, a mais disputada foi a UFC, com 133.923 inscritos para 6.258 vaga, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 115.794 inscritos para 4.745 vagas, e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 95.247 inscritos para 4.789 vagas.

Os alunos aprovados devem providenciar a matrícula entre os dias 18 e 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada no próximo dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro. Ao todo, 1.949.958 candidatos disputaram 129.319 vagas em 3.752 cursos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), houve crescimento de 11% no número de inscritos em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos. Na primeira edição deste ano do Sisu, participaram 101 instituições públicas de ensino superior.

"O ensino médio é a prioridade deste ano. Quando não avança no Brasil, como aconteceu no Ideb [índice que mede a qualidade da educação básica], é um indicador de retrocesso," disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Entre as medidas para fazer esta etapa do ensino voltar a crescer, o ministro informou que está previsto o redesenho curricular e o estímulo ao ensino médio em tempo integral. Foi registrada uma média de 15 inscritos por vaga no Sisu. "Há uma demanda muito maior que a capacidade de oferta. Nós temos um tsunami por educação no Brasil", disse.

Na primeira edição do Sisu com a Lei de Cotas em vigor, o desempenho dos candidatos cotistas foi semelhante ao dos alunos inscritos na ampla concorrência. Em comparativo divulgado pelo MEC, a nota de corte dos alunos cotistas em medicina (geral) ficou em 761,67 pontos, enquando a nota de corte da ampla concorrência foi 787,56 pontos. Para pedagogia, por exemplo, a nota de corte dos cotistas ficou em 591,58, e a da ampla concorrência, 598,08 pontos.

Com a reserva progressiva de vagas em quatro anos, a Lei de Cotas destina em 2013 12,5% do total de vagas do ensino superior para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública. A lei prevê uma subcota para alunos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, além de garantir o acesso de alunos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Em 2014, o percentual de reserva sobe para 25% do total. Em 2015, serão 37,5%, e em 30 de agosto de 2016 completa o prazo para o cumprimento total da lei, com 50% das vagas reservadas.

Para Mercadante, o desafio vai ser maior do terceiro para o quarto ano, quando concluirá o acesso de metade dos estudantes por meio das cotas. "Cada vez que aumenta, o topo do ensino público que tem qualidade vai caindo. Nós temos três anos para trabalhar intensamente para garantir que o ensino médio avance", destacou.

O ministro reiterou a oferta de bolsa assistência, já no início do semestre letivo, aos cotistas. Os estudantes de cursos com duração acima de cinco horas e aprovados por meio de cotas, cuja renda familiar é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, terão direito a uma auxílio mensal de R$ 400. A manutenção da ajuda, segundo Mercadante, é vinculada ao desempenho do aluno.  

Os candidatos que não foram selecionados nas duas primeiras convocações ainda terão mais uma chance. Eles podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Para isso, precisa acessar, no site do programa, o boletim do candidato e clicar no ícone que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de inscrição do candidato. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos da lista de espera.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário