one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ciep Pablo Neruda, no Rio de Janeiro,

Imagem:

Compartilhar:

Alunos na série adequada para a idade aprendem melhor, revela pesquisa

Criado em 25/06/13 18h00 e atualizado em 25/06/13 18h12
Por Camila Maciel Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

São Paulo - Alunos que seguem o fluxo escolar, com faixa etária correspondente à série, têm melhor aproveitamento na aprendizagem de matemática e português. De acordo com a Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC) 2012, divulgada hoje (25), apenas 12,5% dos alunos com 11 anos que estão matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental têm proficiência adequada em leitura. Esse percentual cresce para 50,7% quando são avaliados os alunos com 8 anos. Na avaliação do movimento Todos Pela Educação, que organiza o estudo, os dados "comprovam o estrago causado pela defasagem idade-série".

Leia também:

Mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental são analfabetos funcionais

Matemática básica é dominada por um terço dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, diz pesquisa

A avaliação foi aplicada no final de 2012 e teve a participação de 54 mil alunos de 1.200 escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios brasileiros. Metade da mostra é composta por alunos do 2º ano do ensino fundamental e o restante por estudantes do 3º ano. Além da proficiência em matemática, a pesquisa testou também habilidades em leitura e escrita. A Prova ABC é uma parceria do Todos Pela Educação com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"O atraso escolar é uma característica muito forte do sistema brasileiro. Se a criança aprende, ela não vai repetir de ano. A repetência é o fracasso de um sistema que não conseguiu garantir aprendizagem para aquela criança. E pune o aluno. Se a gente entende que toda criança tem direito de aprender e que todas elas podem aprender, temos que fazer todo o esforço para que esse direito seja alcançado", avaliou Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação.

A faixa etária de 8 e 9 anos, que é correspondente ao 3º ano, obteve melhores resultados nas três habilidades avaliadas na Prova ABC: leitura, matemática e escrita. Na avaliação de situações numéricas corriqueiras, 37% dos alunos com 8 anos e 36,6% dos alunos com 9 anos tiveram desempenho acima de 175 pontos, que, na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), indica proficiência na disciplina. O percentual reduz entre os estudantes com idade entre 10 anos (18,3%) e 11 anos (12,7%).

No quesito escrita, que é avaliado com uma redação que vale entre 0 e 100, 35% dos alunos com 8 anos e 32,4% dos alunos com 9 anos tiveram proficiência acima de 75, que é a pontuação correspondente a um desempenho esperado. Apenas 6,1% dos estudantes com 11 anos tiveram a mesma pontuação. A proporção é um pouco maior entre alunos com 10 anos, alcançando 13,9%.

Além da idade, a Prova ABC incluiu, pela primeira vez, questões sobre o hábito de leitura das crianças. Verificou-se que a maioria deles declara gostar muito de ler, uma média superior a 70%, e os que gostam de ler são também os que apresentam maior média de conhecimento em matemática, leitura e escrita. Entre os que "gostam muito" de ler, 46,4% obtiveram acima de 175 pontos no quesito leitura, 32,4% na habilidade escrita e 35% na avaliação de matemática.

O Todos pela Educação monitora cinco metas relacionada à educação que foram definidas pelo movimento para serem alcançadas até 2022. A Prova ABC avalia a meta de número 2, pela qual toda criança deve estar plenamente alfabetizada até os 8 anos. De acordo com a organização, essa será a última edição da prova, pois o Ministério da Educação adotará um instrumento próprio, a Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana), para monitorar esses resultados.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário