one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Enem

Imagem:

Compartilhar:

Treineiros buscam o Enem para testar os conhecimentos e a resistência

Criado em 09/06/13 16h04 e atualizado em 09/06/13 16h52
Por Mariana Tokarnia Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Enem vestibular estudante
Estudantes fazendo Enem (Marcos Santos/ USP Imagens )

Brasília – Mais de 1 milhão dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não concluíram o período escolar, nem concluirão até o fim do ano. São estudantes que fazem a prova apenas como treinamento para o exame. Os motivos são muitos: há candidatos que querem testar os conhecimentos, para saber o que ainda devem aprender e quais são suas maiores dificuldades e os que pretendem se acostumar com o tempo de prova – são duas tardes dedicadas ao exame.

Leia ainda:

Inscrições para o Sisu começam nesta segunda

O estudante Lucas Ferreira foi impulsionado pelas duas razões. Aos 17 anos, Lucas está no 2º ano do ensino médio e vai fazer o Enem 2013. Será a primeira prova do Enem para ele, que faz simulados a cada dois meses na escola, desde o 1º ano. "A prova é muito longa e maçante, a gente tem que pegar o ritmo."

Por isso, o estudante tem procurado sempre os professores e a coordenação da escola para ter orientações sobre o ensino superior. Ele quer estudar design na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que usa o Enem para o ingresso dos estudantes. Lucas ainda não sabe o curso específico, mas diz: "Desde que comecei a entender mais sobre o vestibular e sobre o Enem, fiquei focado nisso."

Duda Padilha, aluna do 2º ano, fará o Enem 2013 para se adaptar ao modelo da prova. "Eu sou melhor em provas discursivas e agora estou começando a me adaptar ao modelo objetivo do Enem. A prova é bolada de um jeito diferente das que sempre estive acostumada a fazer", explica Duda. Além disso, ela quer saber quais conhecimentos ainda lhe faltam. No final do terceiro ano, Duda pretende concorrer a uma vaga em psicologia também na UFRJ.

Lucas e Duda estão entre as 1.095.747 inscrições confirmadas dos chamados treineiros. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação, o número representa 15,3% do total de inscrições confirmadas no Enem, que foi 7.173.574.

"O Enem é uma prova diferente do vestibular tradicional e tem uma cobrança diferente do sistema de ensino", diz o especialista em Enem e presidente de honra do Cursinho Henfil, Mateus Prado. Para ele, a participação dos treineiros é positiva. "Costumo comparar o Enem a uma corrida de Fórmula 1. O piloto que conhece o circuito tem desempenho melhor. O mesmo acontece com o exame: quem conhece o Enem, acaba fazendo uma boa prova."

Prado ressalta que que é preciso adaptar-se ao ritmo da prova. "Estudar edições passadas para conhecer é importante, mas nada substitui a situação de prova." No entanto, ele deixa claro que esses estudantes devem fazer o exame apenas para treinar. "Vejo que alguns casos particulares [de estudantes que conseguiram cursar a universidade, mesmo não tendo terminado o ensino médio] acabam criando uma expectativa que não considero uma coisa boa. O estudante não tem que cumprir o ensino médio apenas pelo conteúdo, tem que cumprir uma fase da vida, ganhar maturidade, para depois entrar no ensino superior."

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. Os candidatos receberão o cartão de inscrição no endereço fornecido. O documento terá um número, assim como a data, hora, o local de prova, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas. Para os treineiros de primeira viagem e também para os demais candidatos, o MEC recomenda que se organizem para chegar no horário e que visitem antes o local de prova.

A nota do exame pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, é requisito no Programa Ciência sem Fronteiras e serve também para o estudante receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário