Digite sua busca e aperte enter


MEC quer acabar com Prova Brasil e passar a usar Enem na avaliação da educação básica

Imagem:

Compartilhar:

Enem 2014: MEC publica edital do exame

Criado em 09/05/14 04h46 e atualizado em 09/05/14 21h08
Por Portal EBC

O Ministério da Educação publicou nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União o edital para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. As inscrições começam na próxima segunda-feira (12) e terminam às 23h59 de 23 de maio, por meio do site do Inep. As provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. Em 2013, cerca de 5 milhões de candidatos fizeram as provas o Enem.

A taxa de inscrição continua R$ 35, mesmo valor dos últimos anos. Estudantes que cursam o ensino médio em escola pública e aqueles que declararem carência socieconômica com documentos comprobatórios estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.

Para inscrever-se, serão necessários os documentos de identidade e CPF. Aqueles que quiserem utilizar o Enem para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem indicar o desejo no ato de inscrição.

A previsão do MEC é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. A prova do Enem é formada por 180 questões, além da redação. No primeiro dia (sábado, 8) serão realizadas as provas de ciências humanas e da natureza, com 45 questões cada. No segundo dia (domingo, 9) são mais 45 questões de linguagens e 45 de matemática, além da redação. As provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. Desde 2009, o Enem passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira, além do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

Estude para o Enem

Prepare-se para a prova com o aplicativo Questões Enem

Confira 10 dicas para se preparar com antecedência

Baixe as provas das edições anteriores 

 

Ferramentas virtuais podem ser boa opção de estudo para o Enem. Assista!

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Entenda a diferença entre Sisu, Prouni e Fies

Saiba como é calculada a pontuação no Enem

Prova - No dia do exame, os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem às 12h e a prova começa às 13h (no horário de Brasília). No caso dos candidatos sabatistas, que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno, no dia 8, a prova será aplicada às 19h, no horário da capital federal. Para os sabatistas que estarão no Acre, em Rondônia, em Roraima e no Amazonas, o início será às 19h, no horário local. No entanto, todos os sabatistas têm que chegar ao local de prova entre as 12h e as 13h.

No primeiro dia de prova, serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas e ciências da natureza. O término está marcado para as 17h30. No segundo, os candidatos responderão a questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, e as provas terminam às 18h30.

Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.

"Sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista da oportunidade que abre para os jovens e para os adultos. sabemos que, à medida que [o exame] vai sendo aperfeiçoado, vamos vendo mais confiança e gerando mais oportunidades", disse o ministro da Educação, Henrique Paim.

O ministro também comentou a expectativa de aumento de inscrições. A projeção se deve ao fato de mais universidades terem aderido ao Sisu. Segundo o Inep, o número de instituições chega a 115. Outro motivo é a exigência do exame em programas como o Ciência sem Fronteiras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário