one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


José Henrique Paim, novo ministro da Educação

Imagem:

Compartilhar:

Inscrições do ENEM crescerão 14% e Pronatec terá 8 milhões de vagas

Criado em 14/05/14 14h21 e atualizado em 15/05/14 08h33

A estratégia para atingir duas metas para programas do MEC serão apresentadas pelo ministro Henrique Paim no Bom dia, Ministro, que vai ao ar nesta quinta-feira (15), às 8h, com a participação de radialistas de todo o Brasil.

Acompanhe:

Após alcançar a segunda posição mundial em número de candidatos às universidades, com 7 milhões de inscritos em 2013, o MEC espera ter outros 8 milhões (14% a mais) neste ano. O outro objetivo é atingir 8 milhões de vagas no Pronatec. O Programa Nacional de Ensino Técnico deu, até o momento, oportunidade para 6,9 milhões de brasileiros se profissionalizarem e de melhorarem as condições de vida. O Pronatec oferece 646 cursos de formação inicial e continuada e 220 cursos técnicos, com investimento de R$14 bilhões, de 2011 a 2014.

Teste seus conhecimentos no Questões Enem

A nota do Enem é pré-requisito para que os estudantes tenham acesso ao ensino superior. Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está substituindo o vestibular, a nota do Enem serve para obter bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil) - empréstimo a 3,4% de juros ao ano, subsidiado pelo governo federal. E, para os universitários participarem do Ciência sem Fronteiras, precisam ter tido ao menos 600 pontos no exame.

A prova serve também para selecionar os estudantes em cursos profissionalizantes em instituições de educação profissional e tecnológica. Na primeira edição, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ofertou 240 mil vagas. No primeiro semestre deste ano, a oferta foi ampliada em 20%, com 290 mil vagas em 122 cursos em cerca de 400 municípios.

Tags:  Enem, inscrições, MEC
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário