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Publicidade infantil: professores comentam elementos importantes para uma boa redação

Criado em 09/11/14 23h54 e atualizado em 12/11/14 10h02
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Confira os gabaritos oficiais do Enem 2014

Os candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo se depararam com um tema que surpreendeu, mas não foi considerado difícil pelos professores Marcelo Freire, do Colégio JK de Brasília, e Viviane Faria, do Alub. Eles participaram do programa #CaiuNoEnem, e comentaram as questões de língua portuguesa, além da proposta de texto dissertativo-argumentativo que deveria ser elaborado com o tema "Publicidade infantil em questão no Brasil".


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Publicidade Infantil: Professor aborda propostas para redação do Enem 2014

Reveja o #CaiuNoEnem 1: professores comentam o 1° dia de prova

Reveja o #CaiuNoEnem 2: professores comentam o 2° dia de prova

Reveja os comentários dos professores sobre a redação do Enem 2014

"Embora o tema tenha sido surpreendente, ele traz o que se discute hoje na mídia", afirma Marcelo Freire. Os professores ressaltaram que prestar atenção nos textos de apoio apresentados junto à sugestão do tema é o grande segredo para se sair bem na redação. Apesar de não ser permitida a cópia de trechos dos textos motivadores, eles podem, segundo Freire, indicar o que se espera do aluno a partir daquela sugestão.  "A formatação sempre deixa claro para o aluno um caminho possível a ser trilhado. O texto 3 trazia um convite para o aluno pensar que ele mesmo é o sujeito da mudança", diz. 

Viviane Faria cita, ainda, que questões da prova de português traziam elementos que poderiam dar mais ideias aos participantes. Por isso, deixar para fazer a redação depois de responder às 90 questões é uma vantagem no Enem. 

Argumentação autoral
Para os professores, os textos de apoio fizeram diversos convites aos candidatos, dando a eles caminhos por onde a redação poderia seguir. "A gente espera que o aluno tenha repertório, mas os textos motivadores são dicas", diz Freire. Portanto, na redação do Enem é importante se basear no que é apresentado, mas deve-se elaborar uma argumentação original. 

A atenção aos direitos humanos também precisou ficar aguçada diante do tema publicidade infantil: segundo o professor, o participante do Enem deveria, neste caso, lembrar da liberdade de expressão e não sugerir, em hipótese alguma, a censura à propaganda direcionada às crianças. "O texto 1 mostra que o país já tem a autorregulamentação que é o Conar", lembra. 

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Publicidade infantil: proposta de intervenção social

Seguindo a ideia de sugerir uma intervenção social sobre o tema, competência número 5 exigida na correção da redação, Freire lembra que a proposta poderia trazer a criação de mais leis sobre o tema, mostrar a intervenção da família, citar o papel da escola de formar crianças mais conscientes. "A sua proposta deveria ter trazido uma ação sobre o assunto, lembrando que para ser eficaz ela deveria ser uma solução para o problema abordado", explica.

Assista ao vídeo em que o professor explica a intervenção social e o respeito aos direitos humanos:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

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