one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Concurso público

Imagem:

Compartilhar:

Tema de redação do Enem desagrada candidatos em São Paulo

Criado em 09/11/14 19h04
Por Camila Maciel Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O tema da redação surpreendeu candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que fizeram prova no campus Universidade Paulista (Unip), no bairro do Jaguaré, zona oeste paulistana. Muitos já deixavam o local de prova às 15h, tempo mínimo para concluir o exame. Entre os assuntos que eram apontados como prováveis nos concursos preparatórios, estavam os 50 anos do golpe militar, a crise hídrica e a Copa do Mundo. Publicidade infantil, no entanto, foi o tema que desafiou os candidatos.

Leia mais notícias:

Candidatos no Rio acham que nota da redação fará a diferença no resultado final

Professores dizem que tema de redação é pertinente e atual, mas admitem surpresa

Enem 2014: tema da redação é publicidade infantil

“Foi totalmente inesperado. Pensamos em todos os temas possíveis menos este. Ninguém estudou”, avaliou Domenica Batista, 17 anos, que tenta pela primeira vez o Enem e espera conseguir uma vaga no curso de gastronomia. Ao lado do amigo Felipe Souza, 17 anos, a maior reclamação era mesmo a redação. “Achei ridículo. Não consegui desenvolver direito”, apontou ele, que vai tentar o curso de educação física. Eles acreditam, no entanto, que, se muitas pessoas estão reclamando, deve ter sido algo ruim para todo mundo.

A estudante Gabriela Santos, 17 anos, achou as questões de ontem (8) mais fáceis e também reclamou do assunto escolhido para a redação. “Não imaginava esse tema”, declarou. Ela espera que o resultado das outras questões permitam que ela consiga uma vaga em um curso de administração ou direito.

Edmilson Azevedo, 19 anos, já cursa direito e fez o Enem para conseguir um financiamento estudantil. Ele tomou como base os textos da prova para escrever sobre publicidade infantil. “Fiz em 15 minutos. Acho que foi suficiente”, relatou.

Já a prova de matemática não agradou Giovanna Helena Martinasso, 16 anos. Ela tenta o Enem como treineira e somente no próximo ano a prova valerá para o ingresso em uma faculdade. “Achei que muitas questões eu não estudei ainda, porque são matérias do terceiro ano”, apontou. Na redação, apesar de também achar que o tema foi uma surpresa, ela acredita que foi bem. “Eu li sobre o tema em uma aula do curso de inglês e isso me ajudou”, avaliou. Ela deixou o local de prova por volta das 16h. “Se soubesse mais matemática, teria ficado mais”, declarou.

Editor:  Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário