one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


José Henrique Paim, novo ministro da Educação

Imagem:

Compartilhar:

Paim descarta incluir notas do Enade em diplomas de estudantes

Criado em 19/12/14 19h40
Por Mariana Tokarnia Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ministro da Educação, Herique Paim, disse hoje (19) que não há possibilidade de registrar no diploma dos estudantes o desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame é o principal componente para o cálculo dos índicadores de qualidade dos cursos de das instituições de ensino superior. Os estudantes são obrigados a fazer o exame para receber o diploma, mas não há desempenho obrigatório. Anualmente, o Enade é alvo de boicotes por parte dos alunos.

MEC suspende 3.130 vagas em cursos superiores

Segundo Paim, os boicotes "são casos pontuais, mas o que estamos vendo ao longo dos anos é que a cultura da avaliação chega à instituição e ao estudante". Acrescentou que "o estudante que boicota está prejudicando a ele mesmo, pois se formará em curso que não terá boa avaliação".

Sobre a possibilidade da nota do Enade ser registrada no diploma do estudante, obrigando-o a uma maior dedicação ao exame, Paim informou que, como os cursos são avaliados a cada três anos, haveria entre os formandos os que teriam e os que não teriam registrada a nota do Enade. "Seria um tratamento diferenciado entre os alunos. Teria de mudar a lei e o governo não pensa em fazer isso".

O Enade corresponde a 55% do Conceito Premilinar de Curso (CPC). O CPC é composto pelo corpo docente, correspondente a 30%, e por questionário aplicado aos estudantes sobre as condições do processo formativo, que representa 15%. O CPC é utilizado no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC).

 

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário