one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes em aula na Universidade de São Paulo (USP)

Imagem:

Compartilhar:

Estudantes reclamam de problemas no site do Fies

Criado em 25/02/15 12h15 e atualizado em 25/02/15 13h48
Por Yara Aquino Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Os estudantes que querem firmar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão reclamando de dificuldade para fazer a inscrição no site do programa. Eles relatam erros e instabilidade na página. O site foi reaberto para os novos contratos na segunda-feira (23) e o prazo segue até o dia 30 de abril.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, informou que há uma sobrecarga inicial no site e que a expectativa é que o acesso se normalize.

O jovem Vinícius Lopes, de 19 anos, soube que a faculdade onde irá cursar direito, em Bauru (SP), teria equipamento disponível e funcionários orientando os estudantes a fazer a inscrição no Fies e foi até lá, ontem (24). Ele passou horas tentando e voltou para casa sem obter sucesso. “Fiquei quatro horas tentando e o site caindo toda hora. Lá na faculdade ninguém estava conseguindo, tem gente que não está conseguindo nem digitar o CPF e sair da primeira página, dá CPF inválido ou que ele já foi usado”, diz.

Em casa, o jovem seguiu insistindo até conseguir. “Fiquei das 7h à 1h da manhã de hoje para concluir o cadastro”, contou Vinícius. O estudante já está matriculado e como ficou isento da matrícula, não teve que desembolsar R$ 1.200, mesmo sem ter contratado o financiamento. “As aulas começam na próxima segunda [2] e, na faculdade, disseram pra eu ir normalmente até o Fies, mas conheço pessoas de outras instituições que não têm condições de pagar até obter o financiamento e tiveram que desistir”, acrescentou.

Nas redes sociais, jovens reclamam de dificuldade para pagar a matrícula e a mensalidade antes de conseguir o financiamento estudantil. “Gente, dia 27 vence meu segundo boleto da faculdade e ainda não consegui me inscrever no Fies”, escreveu uma estudante no grupo Fies 2015, criado no Facebook, e que reúne 6,3 mil membros.

Com a pré-matrícula feita no curso de jornalismo, a estudante Ketilen Carvalho, de 17 anos, tentou fazer o cadastro no site do Fies assim que foram abertas as inscrições, na tarde de segunda-feira (23). Sem sucesso, ela retomou as tentativas, na manhã de ontem (24), e só conseguiu concluir o cadastro na madrugada de hoje.

“Ontem, fiquei das 9h até à meia-noite e dez, tentando sem parar até conseguir finalizar tudo. O site não carregava o próximo passo ou caía. Às vezes, tinha que fazer de novo. Fiquei esse tempo todo na frente do computador, sem parar, e sei que vários colegas não conseguiram se inscrever ainda”, contou Ketilen, que pretende cursar jornalismo em uma instituição de Brasília.

O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades em cursos de educação superior, de acordo com a renda familiar mensal bruta. No fim do ano passado, o governo estabeleceu novas regras para a concessão do financiamento, como média mínima de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter nota 0 na redação. As novas regras valerão para os contratos feitos após o dia 30 de março.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário