one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


escola livro didático

Imagem:

Compartilhar:

Escolas do campo têm até 15 de junho para escolher livros didáticos

Criado em 04/06/15 13h08 e atualizado em 04/06/15 13h07
Por Mariana Tokarnia Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O processo de escolha dos livros didáticos para escolas do campo já está aberto na internet. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos têm até o dia 15 de junho para selecionar as obras didáticas mais adequadas ao sistema pedagógico de cada rede de ensino. A escolha é feita no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Esta é a segunda vez que o órgão vai distribuir material didático específico para estudantes de escolas do campo, com abordagem que considera a realidade social, cultural, ambiental, política e econômica dessa parcela da população. Pelo Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo 2016), serão beneficiados, de acordo com a autarquia, 2,6 milhões de estudantes de quase 60 mil escolas em todo o país.

O responsável por cada secretaria de educação fará o registro da escolha no portal. Para que a seleção seja mais democrática, a recomendação é que haja reuniões com todas as escolas públicas rurais e seus professores.

“A escolha do livro deve ser um consenso, e não uma decisão imposta”, diz a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Sonia Schwartz. Ela explica que, para garantir a transparência, tanto a lista com as obras escolhidas na reunião quanto a lista final da escolha feita no site devem ser publicizadas nas escolas.

“A sugestão é que as redes de ensino façam uma ata da reunião na escola para dar transparência ao processo, e deixem disponível em local visível, para confrontar o que foi registrado no sistema”, afirma.

Serão selecionadas coleções para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. As obras serão de letramento e alfabetização, alfabetização matemática, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e arte, e livros com temáticas regionais.

No site, está disponível o Guia PNLD Campo 2016, com resenhas e avaliações das coleções e livros regionais aprovados para esta edição do programa.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário