one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fluminense e Botafogo já se enfrentaram 47 vezes em campeonatos brasileiros. O Botafogo está na frente por muito pouco: são 15 vitórias do Botafogo, 14 do Fluminense e 18 empates

Imagem:

Compartilhar:

Fluminense e Botafogo: acompanhe ao vivo o clássico pelo Campeonato Brasileiro

Criado em 14/11/14 18h52 e atualizado em 14/11/14 20h15
Por Portal EBC

Se clássicos costumam ser jogos emocionantes por conta de toda a rivalidade envolvida, o clássico entre Fluminense e Botafogo neste sábado (15), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, tem tudo para virar “decisão”. Isso porque, a cinco rodadas do fim do campeonato, o Fluminense ainda luta para se aproximar do grupo que vai à Libertadores do ano que vem, enquanto o Botafogo precisa desesperadamente deixar o grupo dos quatro piores para não terminar o ano rebaixado. O clube de General Severiano calcula que, se vencer quatro dos cinco jogos que faltam, terá pontos suficientes para se manter na elite. A matemática é mais cruel: as chances do Bota de cair chegam a 81%, de acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

A partir das 19h10, logo após a final da Série C, siga a transmissão do clássico entre Fluminense e Botafogo pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Para ouvir, clique no player abaixo:

Em sétimo lugar, o Fluminense aparece com 54 pontos, a três pontos do Grêmio, que hoje é o quarto colocado. Para terminar a rodada na zona de classificação, o tricolor precisaria fazer a sua parte e contar com tropeços de todos os concorrentes que aparecem na sua frente. E as chances de carimbar o passaporte rumo à competição continental podem aumentar graças ao desempenho de concorrentes diretos em outras competições - como Cruzeiro e Atlético na Copa do Brasil e São Paulo na Sul-Americana -, o que pode, se algum clube que está à frente for à Libertadores por ter vencido estes torneios, liberar outras vagas. Por isso a importância de retomar a sequência de vitórias interrompida com a derrota para o Coritiba na rodada passada e ganhar posições na tabela. 

O calvário do Botafogo nas últimas posições da tabela se arrasta durante praticamente todo o campeonato - a melhor posição do alvinegro na tabela foi apenas o 12º lugar, na 15ª rodada. Curiosamente, o time atingiu o topo de sua campanha no Brasileirão de 2014 depois de vencer o Fluminense no clássico do turno, pela 15ª rodada: 2 a 0 no Mané Garrincha, com gols de Daniel e Zeballos. Mas o horizonte botafoguense, que vem de duas derrotas seguidas, é complicado: depois do jogo contra o rival Fluminense, a equipe recebe o Figueirense em São Januário, visita a Chapecoense, em confronto direto, vai até a Vila Belmiro enfrentar o Santos e encerra o ano jogando contra o Atlético-MG em casa. O time precisa vencer pelo menos os jogos que será mandante e beliscar alguns pontos fora de casa. O clássico, com torcida dividida, pode ser uma boa oportunidade para tentar pontuar.  

O técnico Cristóvão Borges não deu pistas sobre o time que deve mandar para a partida, mas é certo que ele não vai poder escalar Elivélton e Bruno, vetada pelo departamento médico. O zagueiro sentiu dores no púbis e o lateral-direito está cuidando de uma lesão no joelho. Marlon deve entrar no time, formando dupla de zaga com Guilherme Mattis. No lado direito do campo, Jean deve ser acionado.

Vágner Mancini confirmou o time com dois retornos importantes: o zagueiro André Bahia está liberado depois de se recuperar de uma lesão na coxa e o volante Marcelo Mattos, que ficou parado por seis meses por conta de uma cirurgia no quadril e já pode jogar normalmente. Mattos entra no lugar de Aírton, que cumpre gancho imposto pelo tribunal desportivo. Apesar de ter acusado um estiramento na coxa, Jóbson garante que vai jogar, mesmo sem estar em plenas condições. O lateral-esquerdo Sidney vai substituir Júnior César, que está suspenso. Por fim, Carlos Alberto ainda é dúvida: se o meia não tiver condições de jogo, Gegê será titular. 

Conhecido como “Clássico Vovô” por ser o mais antigo do país, os duelos entre Fluminense e Botafogo já aconteceram 47 vezes em campeonatos brasileiros. O Botafogo está na frente por muito pouco: são 15 vitórias do Botafogo, 14 do Fluminense e 18 empates. O ataque alvinegro também é mais eficiente: até agora, o Bota marcou 57 vezes, contra 53 tentos do Fluminense. A última vitória do Fluminense em cima do rival no Brasileirão foi em 2012: no ano do último título brasileiro do tricolor, Fred fez o gol que garantiu a vitória por 1 a 0. De lá para cá, o Botafogo ganhou duas vezes e houve um empate. 

O trio de arbitragem é do Rio de Janeiro: o árbitro é Péricles Bassols Pegado Cortez, que será auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Gilberto Stina Pereira.

Fluminense x Botafogo
34ª rodada da Série A
Data: 15 de outubro de 2014
Horário: 19h30
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para a rede pública de rádios
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)

Fluminense
Diego Cavalieri; Jean, Marlon, Guilherme Mattis e Chiquinho; Valencia, Edson, Wagner e Conca; Walter (Rafael Sobis) e Fred.
Técnico: Cristóvão Borges

Botafogo
Jefferson; Régis, Dankler, André Bahia e Sidney; Marcelo Mattos, Gabriel, Andreazzi e Carlos Alberto (Gegê); Jobson e Murilo
Técnico: Vágner Mancini

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário