one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cesar Cielo, Felipe França, Marcos Macedo e Guilherme Guido: no revezamento 4x100m medley, o Brasil faturou a sétima medalha de ouro no Mundial de piscina curta

Imagem:

Compartilhar:

Brasil termina em primeiro no quadro de medalhas no Mundial de piscina de curta

Criado em 08/12/14 15h39
Por Portal EBC

Equipe brasileira do revezamento 4x100m medley
Cesar Cielo, Felipe França, Marcos Macedo e Guilherme Guido: no revezamento 4x100m medley, o Brasil faturou a sétima medalha de ouro no Mundial de piscina curta (Foto: Satiro Sodre/SSPress)

O Brasil fez história ao ganhar o Campeonato Mundial de natação em piscina curta deste ano, encerrado ontem (7), em Doha, no Catar. Além de superar seu melhor desempenho na história da competição, a delegação brasileira terminou na liderança do quadro de medalhas, com sete medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Dois nomes se destacaram durante os cinco dias de provas: Felipe França foi o maior medalhista de ouro, com cinco vitórias, e Etiene Medeiros tornou-se a primeira mulher do país a ganhar uma medalha de ouro em um Mundial de piscina da Federação Internacional de Nacional.

A medalha de Etiene Medeiros veio junto com recorde mundial nos 50m costas. A pernambucana de 23 anos completou a prova com tempo de 25s67, sendo também a primeira brasileira a cravar o tempo mais rápido da prova na história. Na final, Etiene venceu a “dama de ferro” húngara Katinka Hosszu (25s96) e australiana Emily Seebohm (25s67). Agora, a nadadora se junta às maratonistas aquáticas Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto no rol de campeãs mundiais em desportos aquáticos.

“Mudei minha vida toda. Trabalhei duro e muito focada. Hoje sabia que qualquer uma que ganhasse a prova poderia bater o recorde mundial. Não pensei no recorde. Pensei em bater na frente, em ganhar. Pensei em todas as vezes que caí na água aqui e em tudo o que treinei”, afirmou Etiene, em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Só no domingo (7), último dia de competição, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, ultrapassando a Bulgária no ranking de medalhas. A primeira veio para consagrar Felipe França: depois de subir no topo do pódio três vezes na quinta, o paulista venceu os 100m peito com tempo de 25s63. O sul-africano Cameron van der Burgh e o britânico Adam Peaty chegaram logo atrás, com tempo de 25s87.     

“Eu hoje tive muito motivos para ficar feliz. Saio 100 por cento contente com o meu desempenho, todas as minhas metas foram atingidas e agora já vamos voltar pensando no Mundial em Piscina longa do ano que vem. A natação está num ótimo momento no Brasil e eu também estou. Sinto que não estava preparado antes, mas agora estou e as coisas aconteceram. Só tenho a agradecer especialmente a Deus por tudo o que aconteceu aqui”, comemorou Felipe França, falando ao site oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Na revanche entre Cesar Cielo e o Florent Manaudou – desta vez nos 100m livre –, o brasileiro levou a melhor. Batido pelo francês nos 50m, quando levou o bronze, Cielo superou Manaudou e foi campeão dos 100m com o tempo de 45s75.  Danila Izotov, da Rússia, fez o trajeto em 46s09 e ficou com a medalha de bronze.

A última medalha dourada veio no revezamento 4x100 medley, com o time formado por Cesar Cielo, Guilherme Guido, Felipe França Silva e Marcos Macedo. O Brasil cumpriu a prova em 3m21s14, seguido pelos Estados Unidos (3m21s49) e pela França (3m22s26).

“Hoje (domingo) a natação brasileira escreveu uma nova página. Esse Mundial é histórico e já se tornou um dos mais importantes não só para a natação, mas para o esporte do país como um todo. Pode pesquisar, qual o esporte que tem um medalhista de ouro em cinco provas num mesmo Mundial, como o (Felipe) França? E a Etiene, que estabeleceu um novo parâmetro também não só para a natação feminina, mas para o esporte feminino no país? Pela primeira vez vi a equipe com desejo real de vencer, com a atitude de campeã. Estou feliz por ver que o Brasil cresceu e evoluiu como time, que todos são hoje muito profissionais, sabem como agir e o que têm que fazer. O resultado a gente está vendo aqui: Brasil campeão geral”, analisou Cesar Cielo, em entrevista ao site do Comitê Olímpico Brasileiro.

Confira todas as medalhas conquistadas pelo Brasil no Mundial de Doha:

Ouro
- 4×50 medley – Guilherme Guido, Felipe França, Nicholas Santos e Cesar Cielo – 1m30s51
- 100m peito – Felipe França – 56s29
– 50m costas – Etiene Medeiros – 25s67
– 4x50m medley misto – Etiene Medeiros, Felipe França, Nicholas Santos e Larissa Oliveira – 1m37s26
– 100m livre – Cesar Cielo – 45s75
– 50m peito – Felipe França – 25s63
– 4x100m medley masculino – Guilherme Guido, Felipe França, Marcos Macedo e Cesar Cielo Filho – 3m21s14

Prata
– 50m borboleta – Nicholas Santos – 22s08

Bronze
– 50m livre Cesar Cielo – 20s88
– 4x50m livre misto – Cesar Cielo, João de Lucca, Etiene Medeiros e Larissa Oliveira – 1m29s17

 

Veja como ficou o quadro de medalhas do Mundial de piscina curta de Doha:

1º Brasil – 10 (sete de ouro, uma de prata e duas de bronze)
2º Hungria – 11 (seis de ouro, três de pratas e duas de bronze)
3º Holanda – 12 (cinco de ouro, uma de prata e seis de bronze)

 

*com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e do Comitê Olímpico Brasileiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário