one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na grande decisão do Torneio Mundial Feminino de Futsal, disputado na Costa Rica, o Brasil venceu Portugal por 4 a 3 na madrugada desta terça-feira (16) e levou o quinto título consecutivo

Imagem:

Compartilhar:

Brasil vence Portugal e é pentacampeão do Torneio Mundial Feminino de Futsal

Criado em 16/12/14 20h49
Por Portal EBC

Jogadoras da seleção feminina de futsal vencem Portugal na final do Mundial
Na grande decisão do Torneio Mundial Feminino de Futsal, disputado na Costa Rica, o Brasil venceu Portugal por 4 a 3 na madrugada desta terça-feira (16) e levou o quinto título consecutivo (Foto: Federación Costarricense de Fútbol / Divulgação)

Falta de verba, ameaça de ficar de fora do campeonato, patrocínio de última hora, adversárias e até um susto na final: a Seleção Brasileira feminina de futsal teve que driblar tudo isso para chegar ao pentacampeonato mundial. E se a campanha começou com o esforço das atletas fora das quadras para garantir que elas estivessem na competição, ela terminou com uma virada que garantiu o título. Na grande decisão do Torneio Mundial Feminino de Futsal, disputado na Costa Rica, o Brasil venceu Portugal por 4 a 3 na madrugada desta terça-feira (16) e levou o quinto título consecutivo.

A participação das brasileiras do Mundial chegou a ser cancelada depois que a Costa Rica, que assumiu a organização do torneio com a desistência da Rússia de sediar a competição, exigiu que cada seleção bancasse suas despesas, oferecendo apenas a hospedagem. A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) alegou não ter condições de arcar com passagens internacionais e domésticas e alimentação da delegação e de um árbitro, além dos custos para que a Seleção feminina jogasse por mais título mundial.

As próprias atletas começaram uma campanha de arrecadação pelas redes sociais, com valor estimado em R$ 180 mil, para evitar que as campeãs de todas as edições do Mundial feminino de futsal ficassem de fora por motivos financeiros. A mobilização das jogadoras atraiu, na última hora, o patrocínio do banco Itaú, que cobriu parte das despesas da delegação. O Ministério do Esporte também entrou no jogo, o que acabou confirmando a ida das meninas para a Costa Rica.

A Seleção Brasileira terminou a competição invicta, com 26 gols marcados e seis sofridos. Foi a terceira vez que Brasil e Portugal fizeram a final do Mundial – e o Brasil levou a melhor em todas. As brasileiras saíram na frente, com Vanessa – eleita três vezes a melhor jogadora de futsal do mundo – abrindo o placar. Mas as portuguesas reagiram e fizeram 3 a 1 com Carla Ferreira, Joana Meira e Ana Pereira.

Quando parecia que o título ficaria em mãos portuguesas, o Brasil foi buscar a virada na raça a três minutos do fim do jogo. Cilene fez o segundo e Vanessa empatou cobrando tiro livre. Faltando 58 segundos para o apito final, Amandinha chutou forte, de direita, e fez o gol que garantiu mais um campeonato para o Brasil.

Na primeira fase, Brasil e Portugal já tinham protagonizado um dos jogos mais acirrados do torneio: no confronto direto pela ponta da chave, as meninas do país venceram por 3 a 2, com dois gols de Tampa e um de Amandinha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário